Ford Trucks começa o ano com novidades

25 março 2021
3min.

A Ford Trucks traz consigo muitas novidades e um F-Max renovado, combinando tecnologias de ponta com máxima performance.

---

Lançado em Portugal em Outubro de 2019 pela Ford Trucks, o F-Max destacou-se em termos de tamanho, elevado nível de conforto e durabilidade, fazendo assim parte das marcas líderes mundiais no segmento comercial de pesados.

A marca, concessionada pela OneShop em território nacional, espera superar as expectativas com o lançamento do novo F-MAX Max Range, com uma autonomia até 5.000 quilómetros e um depósito de combustível 300 litros maior que o F-MAX standard, apresentando agora uma capacidade de 1.350 litros e oferecendo vantagens de transporte, reforçadas pela expansão da distância entre eixos, que chega aos 3.750 milímetros. Os condutores que optem pelo F-MAX original, com um depósito de 1.050 litros, poderão também escolher uma maior distância entre eixos.

Para além disto - e sendo o consumo de combustível e o custo total de propriedade os critérios mais importantes do sector de veículos pesados - a Ford Trucks introduziu o modo “Eco+”, permitindo aos motoristas aumentar a eficiência do combustível até 5%. A partir deste ano, o modo “Eco+” será uma opção standard em todas as variantes do F-MAX.

Ao activar este modo, o sistema executa acções para reduzir automaticamente o consumo de combustível: A funcionalidade Max Cruise fica activada e passa a definir qual velocidade mais eficiente do veículo, com base nas condições da estrada e na topografia identificada através dos dados GPS;

O Eco-Roll é activado, permitindo uma aceleração ideal ao conduzir em declives, de forma a que o veículo percorra a distância máxima com um consumo mínimo de combustível; a potência do motor é limitada a 450 cv e a velocidade do veículo a 85 km/h; se o veículo ficar ao ralenti por mais de cinco minutos, o motor será automaticamente desligado, economizando combustível. Esta função é especialmente vantajosa para situações em que o veículo é deixado em funcionamento (paragens nas fronteiras e nas cargas e descargas); o recurso de kickdown de alto desempenho é desactivado de forma a economizar combustível. Todos estes recursos podem ser controlados e monitorizados pelos gestores de frotas, através do aplicativo móvel My Ford Trucks.

Nova caixa ZF EcoTronic

Também a nova transmissão automatizada ZF EcoTronic de nove velocidades, desenvolvida pelos engenheiros da Ford Trucks, responde às expectativas e preferências dos clientes, oferecendo um significativo conforto na condução de camiões basculantes ligeiros de 330PS e camiões rodoviários ligeiros, especialmente durante a condução urbana com trânsito intenso, contribuindo também para a redução do consumo de combustível e do custo total de propriedade. Permite ainda optimizar a função dos veículos utilitários, como camiões municipais ou de bombeiros, de forma a terem um desempenho ainda mais rápido nas situações em que cada segundo conta.

O novo eixo traseiro direccional dos veículos 9LT 6X2 permite maior capacidade de manobra e menores raios de viragem. O novo sistema melhora o raio de viragem em 9%, oferecendo uma experiência de direção mais confortável, especialmente em ambientes urbanos.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.