MAN agora nos transportes especiais

05 fevereiro 2021
4min.

Com a nova geração de tractores, a MAN Truck & Bus está também a lançar novos tractores semi-reboques para transportes especiais com pesos de até 250 toneladas ou mais.

---
O MAN TGX 41.640 transporta uma carga de 233 toneladas na sua viagem de estreia

Já está na estrada o primeiro tractor semi-reboque para transportes especiais da nova geração de camiões da MAN.

Em meados de Janeiro, um tractor de semi-reboque de transportes especiais de 4 eixos da nova geração de camiões MAN foi utilizado pela primeira vez, num comboio pesado composto por três unidades. "Como parte do Trucknology Roadshow da MAN, o veículo representa o primeiro tractor de semi-reboque de transportes especiais da nova geração TG", explica Michael Makowsky, especialista em veículos especiais da MAN e responsável pelo Trucknology Roadshow.

PEOT_MAN+TGX+41.640_Schwerlast_02

O trabalho do comboio era transportar uma linha de tubos de Lebach em Saar-land para o porto de Saarlouis para ser carregado num navio. W. Mayer GmbH & Co. KG de Zweibrücken foi encarregada de realizar o trabalho; para o efeito, destacou cinco tractores de semi-reboque MAN para serviço o transporte especial. Juntamente com o TGX 41.680 da própria empresa com V8, o veículo de demonstração com o seu motor D38 de 640 cv teve a oportunidade de provar ser o veículo líder no conjunto. Juntamente com um veículo da geração anterior, que também estava equipado com um motor de 640 cv, foi também utilizado um reboque com eixo basculante de 20 eixos basculantes com um componente de 233 toneladas. Com mais de 7,3 metros de altura e 5,3 metros de diâmetro, o conjunto de veículos atingiu um comprimento total de 51,4 metros, e um peso bruto de 374 toneladas.
Rainer Beyer, responsável pelos veículos especiais da MAN Truck & Bus na Alemanha, dá-nos os pormenores. "Os peritos estão familiarizados com a linha motriz do veículo de demonstração, devido ao anterior semi-reboque TGX para serviço pesado: Motor de 15,2 litros com 640 cv e 3.000 Nm de binário, um veio de transmissão reforçado que aguenta até 36.000 Nm de binário, eixos traseiros de 16 toneladas e um covertor de binário (Torque Converter Heavy Duty 440) e caixa de velocidades MAN TipMatic 12,30 de 12 velocidades. Temos um factor de desmultiplicação de 1 para 1,58, resultando num binário máximo de 4,740 Nm. Após o arranque hidrodinâmico, o conversor é bloqueado quando se atingem 1.200 rpm, e o processo continua com a embraiagem seca. Até agora, tudo isto soa familiar. O que há de novo com este veículo é todo a cadeia cinemática e o software recentemente configurado e a programação Heavy Duty".

PEOT_MAN+TGX+41.640_Schwerlast_03

Intarder 3 com até 630 kW juntamente com o travão motor Turbo EVB de 600kW garantem um desempenho de travagem contínua potente. No entanto, a potência de travagem é limitada a 980 kW quando combinada, a fim de proteger a cadeia cinemática. A propósito, as configurações de base permanecem inalteradas na nova geração de serviço transportes especiais. "De qualquer modo, não são desejadas modificações muito importantes na área dos transportes especiais", diz Beyer, falando por experiência própria. "Estruturas, chassis, distância entre eixos - tudo isto permanecerá como habitualmente. Isto significa que os clientes terão a vantagem de poder continuar a utilizar os certificados existentes".

PEOT_MAN+TGX+41.640_Schwerlast_04

Após uma viagem de quase cinco horas, a MAN entregou a sua carga em segurança no cais sul de Saarlouis. No porto, Christian Lahm, director técnico do transportador de carga pesada sediado em Zweibrücken, resumiu a situação com grande satisfação: "O novo MAN fez bem. Já estávamos impressionados com os antecessores com V10 e V8; o chassis e a tecnologia da cadeia cinemática adequam-se muito bem à MAN. A dada altura teremos de substituir os nossos veículos, e quando o fizermos, o novo com o seu motor D38 já causou uma boa impressão".


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.