DAF foi líder de mercado em Portugal

04 fevereiro 2021
6min.

O fabricante de veículos pesados holandês aumentou em 2020 a quota de mercado e liderou as vendas em seis países europeus.

---

A DAF Trucks reforçou a sua posição como fabricante global de veículos comerciais em 2020. A quota de mercado no segmento europeu de camiões pesados (mais de 16 toneladas) aumentou para 16,3%, os camiões da última geração foram introduzidos em Taiwan e no Brasil e foi anunciada a produção do CF Electric com zero emissões, o que denota a liderança ambiental da DAF.

Em 2020, a DAF registou 37 580 camiões num mercado europeu de camiões pesados de 230 400 veículos, resultando numa quota de mercado de 16,3% (2019: 16,2%), o que representa o segundo melhor resultado na história da empresa. O mercado europeu de camiões médios (6 a 16 toneladas) totalizou 41 400 unidades e a quota de mercado da DAF foi de 9,5% (2019: 9,7%).

Líder do mercado em 6 países europeus
A DAF continuou a liderar o mercado de camiões pesados nos Países Baixos (31,8%), no Reino Unido (31,6%), na Polónia (23,7%), na Hungria (27,9%) e na Bulgária (25,4%). Em 2020, o fabricante de camiões holandês foi igualmente líder de mercado em Portugal (21,8%). A DAF é líder europeia em tractores e a marca de importação número um nos dois maiores mercados de camiões da Europa: Alemanha e França. A quota de mercado no segmento dos rígidos para utilização intensiva aumentou para 11,5%.

Resultados em Espanha e Portugal

A DAF terminou 2020 como líder em Portugal com 678 unidades registadas e uma quota de mercado superior a 6 toneladas de 21,8%. Em Espanha, foram registados 2.047 camiões, o que representa uma quota de mercado de 11,1% (13,6% nos tractores). A PACCAR Financial atingiu um recorde histórico com 49% de quota em Espanha e 60,3% em Portugal, e também na venda de camiões usados ​​quando foram facturadas 1.429 unidades. 55% dos camiões registados em Espanha e Portugal tinham contrato de reparação e manutenção. Da mesma forma, em 2020 a PACCAR PARTS cresceu 4% em relação ao ano anterior e atingiu o maior número de vendas de peças de reposição da história da empresa em ambos os países.

Vendas fora da Europa
No ano passado, a DAF vendeu 5880 camiões fora da UE e apresentou os seus veículos de última geração em Taiwan (Euro 6), no Brasil (Euro 5), bem como no Médio Oriente e em África (Euro 3 e 5). O 10 000 camião montado localmente foi entregue em Taiwan, onde a DAF é líder do mercado de camiões pesados entre os fabricantes europeus. A DAF é também líder de mercado em Israel e na Bielorrússia.

Em 2020, a DAF vendeu mais de 2000 motores PACCAR aos principais fabricantes de autocarros de turismo, autocarros urbanos e veículos especiais em todo o mundo. 

"Recorde atrás de recorde"                              

"Em 2020, vendemos um número recorde de contratos de reparação e manutenção DAF MultiSupport, atingimos o recorde da quota de mercado da PACCAR Financial e entregámos um número recorde de camiões usados DAF aos seus novos proprietários", afirma Richard Zink, membro do Conselho de Administração responsável pelo Marketing e Vendas. "O nosso objectivo é reforçar ainda mais a nossa posição de liderança e é por isso que estamos a trabalhar em conjunto com os nossos concessionários, a fim de expandir estrategicamente a nossa rede de mais de 1100 concessionários profissionais e pontos de assistência. No ano passado, por exemplo, os nossos concessionários independentes abriram um total de 45 novos concessionários na Europa, América do Sul, Ásia e África."

Para além do desenvolvimento contínuo da tecnologia de motores de combustão, a DAF está a investir nas mais recentes tecnologias para baterias e grupos motopropulsores elétricos híbridos, que permitem emissões de CO2 mais baixas e uma melhor qualidade do ar em áreas urbanas. Os clientes DAF beneficiaram das vantagens do camião CF Hybrid, que utiliza a tecnologia de bateria com zero emissões durante a condução em áreas urbanas, e o seu motor Diesel limpo em percursos regionais. A DAF anunciou a produção do novo camião CF Electric, que oferece uma autonomia elétrica alargada de 200 quilómetros, e apresentou recentemente o LF Electric com uma autonomia de 280 quilómetros com zero emissões.

Em 2020, a DAF produziu mais de 37 600 camiões CF e XF e aproximadamente 9000 veículos LF. "A procura europeia por camiões melhorou na segunda metade do ano, juntamente com as economias europeias", de acordo com Harry Wolters, DAF Trucks President. "Estima-se que o mercado europeu de camiões de 2021 continue a recuperar e que registe entre 250 000 a 280 000 camiões. Estamos preparados para um maior crescimento, proporcionando aos nossos clientes uma qualidade elevada, uma eficiência de combustível excecional e um conforto superior para o condutor."

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.