Eixo tandem desengatável da Scania com novidades

21 janeiro 2021
1min.

O RB662 é um bogie desengatável e elevável, ideal para aplicações 6x4 ou 8x4 como, por exemplo, camiões basculantes, camiões de transporte de madeira e outros veículos que normalmente trabalham sem carga para uma direcção, reduzindo o consumo de combustível em até 6%.

---

A elevação demora menos de 25 segundos e com chassis de altura normal, a distância dos pneumáticos até ao chão é de cerca de 70 mm.

O bogie tandem desengatável e elevável (LDTA) exige suspensão pneumática e irá aumentar o peso de massa dos camiões em 60 quilos. A maioria da poupança de combustível pode ser atribuída à fricção reduzida dentro da segunda transmissão de eixo (desconectada) e apenas 10% das poupanças advêm de resistência de rodagem reduzida. Três capacidades de bogie estão disponiveis, 19, 21 e 26 toneladas, e os limites de carga com o segundo eixo elevado são 9,5, 10,5 e 13 toneladas respectivamente. 

ScaniaTandemAxle

A opção LDTA não pode, actualmente, ser combinada com eixos de redução nos cubos  ou configurações tridem traseiro. O motorista levanta o eixo simplesmente rodando um botão giratório. Surge uma mensagem pop-up no painel de instrumentos se o camião identificar uma situação de sobrecarga, caso que impedirá a elevação do eixo. A elevação pode ser accionada a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado através da ligação de “embraiagem dog”.

Ejes

Esperamos que esta opção seja incluída em muitas especificações de camião” afirma Eriksson. “O custo adicional irá, rapidamente, ser compensado dada a contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operativa total dos nossos clientes.”

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.