A elevação demora menos de 25 segundos e com chassis de altura normal, a distância dos pneumáticos até ao chão é de cerca de 70 mm.
O bogie tandem desengatável e elevável (LDTA) exige suspensão pneumática e irá aumentar o peso de massa dos camiões em 60 quilos. A maioria da poupança de combustível pode ser atribuída à fricção reduzida dentro da segunda transmissão de eixo (desconectada) e apenas 10% das poupanças advêm de resistência de rodagem reduzida. Três capacidades de bogie estão disponiveis, 19, 21 e 26 toneladas, e os limites de carga com o segundo eixo elevado são 9,5, 10,5 e 13 toneladas respectivamente.
A opção LDTA não pode, actualmente, ser combinada com eixos de redução nos cubos ou configurações tridem traseiro. O motorista levanta o eixo simplesmente rodando um botão giratório. Surge uma mensagem pop-up no painel de instrumentos se o camião identificar uma situação de sobrecarga, caso que impedirá a elevação do eixo. A elevação pode ser accionada a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado através da ligação de “embraiagem dog”.
“Esperamos que esta opção seja incluída em muitas especificações de camião” afirma Eriksson. “O custo adicional irá, rapidamente, ser compensado dada a contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operativa total dos nossos clientes.”