Motores V8 da Scania:- Emoções fortes e racionais

11 janeiro 2021
7min.

A procura constante da Scania para desenvolver ainda mais os motores V8 continua em 2020 - e o resultado são motores ainda mais eficientes em termos de combustível para as tarefas de transporte mais exigentes.

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São 770 as razões que os engenheiros da Scania apresentam para que possa escolher um dos novos quatro motores V8 que começam a equipar, desde já, os camiões da marca sueca de longo curso. Também na sequência das novas cadeias cinemáticas, estes oferecem uma economia de combustível de até 6%. Com uma mais baixa fricção interna, turbocompressor actualizado e acessórios inteligentes, os novos motores permitem camiões mais pesados e mais compridos, proporcionando uma maior eficiência de transporte com menores emissões de CO2.

Mais musculados e capazes, os novos “corações” V8 dos camiões da Scania não só proporcionam apenas potência de nível recorde, como melhoraram a eficiência de combustível. As poupanças totais podem atingir os 6% (ou ainda mais), nas condições certas, quando a nova caixa de transmissão G33 é incluída na cadeia cinemática. As poupanças de combustível dessa magnitude fazem uma enorme diferença para o transportador no momento da escolha para adquirir o camião.

Entre outras novidades, os responsáveis da Scania optaram por uma solução inteligente que passa pelo EMS (Sistema de Gestão do Motor) que interage com o AMS (Sistema de Gestão Pós-Tratamento). Ambos são altamente críticos para cumprir os actuais regulamentos Euro 6 (e vindouros) relativamente a Nox e a partículas. E não apenas quando o camião é novo, mas também com o passar do tempo a exigência mantém-se pelo menos durante sete anos ou 700.000 quilómetros.

AdBlue a duplicar

Outra alteração inovadora prende-se com o líquido AdBlue com este a ser injectado duas vezes: uma directamente após o travão de exaustão, e uma segunda dose na posição “normal” no próprio silenciador. Com a dosagem extra, a evaporação do AdBlue é melhorada durante ciclos de carga baixos, uma vez que a temperatura é muito superior uma vez que está mais próxima do colector de saída.

Com a dosagem extra, a estratégia pós-tratamento é melhorada e também contribui para uma melhor eficiência de combustível.

Aliás, as poupanças de combustível são resultado, também, da extensa afinação e desenvolvimento dos engenheiros da Scania que envolveram tecnologias de vanguarda no desenvolvimento dos motores de combustão interna. Entre elas, e fornecidas por mais de 70 novas peças, estão a fricção interna reduzida; relação de compressão mais elevadas; sistemas de pós-tratamento melhorados e um novo sistema de gestão de motor (EMS).  Mais o espectacular e interessante na nova geração V8, é a versão topo de gama de 3700Nm e 770cv provavelmente o motor de camião de série mais potente que se produz na actualidade.

Mas a gama V8 foi bastante melhorada e está agora equipada com uma nova bomba de combustível de alta pressão onde os elementos de bombagem são controlados individualmente através do AIM (Medição de Entrada Activa). A nova bomba é também optimizada para minimizar o consumo de óleo do motor. Além disso, a relação de compressão e pressão máxima do cilindro, foi igualmente aumentada para melhorar ainda mais a combustão e a eficiência de combustível.

Um novo rei na estrada

O membro mais impressionando da família V8 da Scania é, claro, o novo motor DC16 123. Com uma saída massiva de 770cv, este substitui o anterior motor topo de gama que chegava aos 730cv. À potência aumentada vem juntar-se a economia de combustível que se consegue alcançar graças à introdução das mais recentes tecnologias. Para tal, contribuem o sistema de pós-tratamento SCR, o turbocompressor de geometria fixa e robusto e o mesmo tipo de colectores de exaustão de banco único dos outros três V8.

Com a alteração de determinados componentes pesados (e simplificando outros), o peso foi reduzido em até 75 kg, quando comparado com o seu antecessor. Outra novidade do motor de 770cv, para uma resposta melhorada, é que tem um turbocompressor de geometria fixa único com rolamentos de esferas, ao invés dos rolamentos periódicos tradicionais.

Também os novos colectores de banco único vêm com um pequeno privilégio. Não são apenas mais leves e mais eficientes, como também contribuem para o som distintivo do V8, o típico desfoque, que muitos clientes e fãs do Scania V8 apreciam.

Potência a gosto

Independentemente de qual dos quatro novos motores V8 se encaixa melhor na aplicação actual e na tarefa de transporte, todos são fortes e de reputação sólida, pois herdaram a fama do tradicional V8 que foi criada há mais de cinco décadas. Fiável, robusto e potente e sempre com um toque de emoção incluída, poderíamos chamar-lhes de cavalos de trabalho sofisticados, se tal expressão pudesse ser utilizada.

Estes são motores incríveis, com um eixo de manivela robusto e um fornecimento de potência suave a partir da configuração multicilindro. Os famosos V8 da Scania não têm comparação quanto a eficiência do transporte e da capacidade de carga, estão em equação.

É, pois, muito natural que camiões com os motores V8 da Scania venham a ser muito procurados em países onde o GTW superior é permitido nomeadamente nos países nórdicos. Mas países como a Itália, Espanha e até mesmo Portugal, para não falar em determinados mercados fora da Europa, também são fãs dos V8, muito devido à topografia dos terrenos inclinados com muitas estradas onde o desafio é constante.

Neste mercado, nomeadamente na Península Ibérica, a Scania pretende ver aumentadas as suas vendas do V8 para 400 unidades, sendo direccionadas 170 para Portugal. A ser assim, estes números para a Península Ibérica, representam 24% das vendas do V8 da Scania no Velho Continente. Vamos, pois, esperar por estes verdadeiros “cavalos de força” que já no próximo mês começam a “engolir” quilómetros em toda a Europa, venham a confirmar as intenções da Scania.

In Revista Eurotranporte n.º 118 Setembro/Outubro 2020

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