Dakar 2021 já rola na Arábia Saudita

06 janeiro 2021
2min.

A 43.ª edição de um dos mais carismáticos ralis do mundo já está a decorrer, na Arábia Saudita, com perto de 500 participantes.

---

DPPI/J.Delfosse

Com partida e chegada em Jeddah, na Arábia Saudita, a edição de 2021 do Dakar arrancou a 3 de Janeiro e decorre até dia 15, percorrendo cerca de 8 mil quilómetros. Esta é a segunda vez que a competição decorre no médio oriente, depois de algumas temporadas na América do Sul.

Conhecido como um dos ralis mais difíceis do mundo, o Dakar é uma experiência que tem vindo a renovar-se ao longo dos anos. Para além dos obstáculos físicos que surgem a cada etapa – na Arábia Saudita o desafio são as rochas afiadas e a areia – este ano, a pandemia veio criar uma nova realidade também no desporto motorizado. Assim, para criar a «Bolha Dakar», foram realizados mais de 2400 testes PCR à Covid-19, de maneira a isolar toda a caravana do rali durante os 15 dias de prova, minorando o risco de contágio entre todos.

Em prova estão 498 participantes, em 286 veículos, dos quais 64 carros, 61 veículos leves (44 SSV), 101 motos, 16 moto 4 e 44 camiões.

A equipa Kamaz, sete vezes vencedora do Dakar nos camiões, é uma das favoritas à vitória nesta categoria, mas conta com adversários à altura do desafio. No ranking mais recente, lidera com os russos Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov.

Por Portugal, marca presença José Martins, parte da equipa de assistência da Team Boucou. Aos 53 anos, o piloto vai já na sua nona edição do Dakar, tendo já assistido vários outros pilotos, como foi o caso de Fernando Alonso. Em 2021 segue com o navegador habitual Jean-François Cazeres e com o estreante Jérôme Naquart, na mecânica.

Participam, nas motos Joaquim Rodrigues e Rui Gonçalves, nos SSV Lourenço Rosa e Joaquim Dias e ainda nos carros Ricardo Porem com o navegador Jorge Monteiro, bem como Filipe Palmeiro e José Marques, ambos navegadores.

Os resultados podem ser acompanhados AQUI.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.