Fronteira entre o Reino Unido e França reaberta

23 dezembro 2020
2min.

A ANTRAM faz saber que foi alcançado um acordo entre os dois países para a reabertura das fronteiras permitindo que os serviços ferroviários (Eurotúnel) e os marítimos (ferries) sejam retomados durante a manhã desta quarta-feira.

---

 

Ao abrigo do protocolo alcançado, que será revisto a 31 de dezembro e vigorará até 6 de janeiro, todos os motoristas, independentemente da nacionalidade, serão sujeitos a um teste rápido de Covid-19, cujo resultado será conhecido ao fim de 30 minutos. Serão igualmente realizados testes de amostragem aos motoristas com destino ao Reino Unido.

O governo britânico continua a apelar aos transportadores/motoristas para que não se dirijam a Kent até novo aviso. A “Operação Stack” mantem-se em vigor ao longo da M20, enquanto os motoristas em Kent continuam a ser direcionados para as instalações em Manston, onde têm acesso a refeições e a instalações sanitárias.

De acordo com a informação recebida pela ANTRAM, o antigo campo de aviação de Manston será o principal centro de testagem para motoristas. Uma equipa no local fornecerá testes aos motoristas para serem autoadministrados nas cabines do camião sob supervisão. Uma vez realizado o teste, o resultado será comunicado ao motorista por mensagem ou e-mail, identificando-o através da matrícula do veiculo.

Caso o resultado do teste seja negativo, o motorista é encaminhado para seguir viagem. Se, ao invés o teste for positivo, o motorista (e veículo) deixará Manston, sendo encaminhado para umas instalações, a designar pelas autoridades, para cumprimento de isolamento, por 10 dias. Já o veículo ficará parqueado em local seguro.

Também foi anunciada uma possível flexibilização dos tempos de condução e repouso para permitir aos motoristas atravessar as fonteiras de forma segura, durante as próximas semanas.

Estas medidas entram em vigor a partir da meia noite de 23 de dezembro.

Fonte: ANTRAM


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.