MAN TGX é o Camião Internacional do Ano 2021

23 novembro 2020
4min.

A MAN está de parabéns pois acaba de receber a notícia de que o seu novo camião, o TGX, lançado em Fevereiro do presente ano em Bilbao, numa cerimónia em que a Eurotransporte marcou presença, venceu o cobiçado e prestigiado troféu de Camião Internacional do Ano 2021.

---

Numa cerimónia virtual, que teve lugar na sede da MAN em Munique, Alemanha, devido à pandemia de Covid-19 que o Mundo atravessa, coube a Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck & Bus, receber o prémio referente ao ano 2021. O MAN TGX vem substituir na galeria dos premiados, o Mercedes-Benz Actros, vencedor em 2020. 

O novo TGX da MAN foi eleito pelo júri constituído por 24 editores de veículos comerciais e jornalistas, representando 24 revistas de camiões de toda a Europa.

Foi precisamente o presidente do Troféu Camião Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, que na magnífica Villa Reale di Monza (Villa Real de Monza) em Milão, quem anunciou a marca e modelo do camião vencedor. Logo após o anúncio e a partir da espetacular villa que pertenceu às famílias reais austríaca e italiana, o presidente do Camião Internacional do Ano, colocou o troféu num compartimento de um TGX pintado em ouro que seguiu viagem até Munique para entregar o troféu a Tostmann.

trofeu2

O TGX, recorde-se, foi lançada globalmente de forma espetacular em Bilbao em Fevereiro do presente ano, numa cerimónia a que a Eurotransporte marcou presença e disso deu a conhecer aos portugueses. Conduzido pelo editor da revista líder de mercado em Portugal, foi fácil verificar que estávamos perante o modelo que poderia vir a vencer o troféu. Não nos enganamos e aí está a prova disso mesmo, com o TGX da MAN a sagrar-se Camião Internacional do Ano 2021.

Com uma pontuação de 155 votos, o novo modelo do fabricante alemão de veículos pesados de mercadorias de longo curso, ainda teve a forte concorrência da linha FH da Volvo Trucks. Mas os votos que foram conferidos pela Dekra, acabaram por ditar que seria a MAN a vencedora do troféu.

Voltando ao vencedor, o TGX preenche todos os requisitos necessários para carimbar o logotipo do prémio na sua carroçaria. Para Martin Schatzmann, representante da Suíça no júri, o TGX recolheu o seu voto porque é “uma boa notícia para o motorista e para o proprietário do camião”.

Por seu turno, para o jurado holandês, Arjan Velthoven, “o MAN TGX é o verdadeiro Camião Internacional do Ano 2021! Com seu novo design e interior inteligente, ele tem tudo o que um motorista pode pedir. A sua linha de transmissão é muito boa e oferece uma útil tecnologia ao operador”.

trofeu1

Também Rasmus Haargaard, que representa a Dinamarca no júri, concorda que o interior é excelente. “A nova geração TG eleva a fasquia para a MAN em todas as séries de modelos com um cockpit totalmente moderno e focado no motorista, bem como apresenta um grande ganho em eficiência em termos de consumo de combustível, usabilidade e uma cabine e estrutura de camião preparadas para o futuro. O novo local de trabalho é moderno, enxuto e confortável”, observou.

Em suma, praticamente todos os jurados ficaram impressionados com as inovações que a MAN colocou no seu TGX. Inovações que nós próprios reconhecemos de imediato no ensaio que escrevemos nas páginas da Eurotransporte, alvitrando, desde logo, que o modelo iria ser o vencedor do troféu.

O prémio International Truck of the Year já existe desde 1977, ano em que foi originalmente lançado pelo jornalista britânico e editor da revista Truck Pat Kennett.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.