Michelin lança novo sistema de gestão de frotas

16 novembro 2020
4min.

Chama-se Michelin Connected Fleet Powered By Masternaut e visa aumentar a capacidade operacional das frotas.

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Resultado de um trabalho extensivo na área dos serviços de gestão de frotas, desde 2016, com a aquisição da Sascar na América do Sul, da NexTraq na América do Norte e da Masternaut em 2019, a Michelin oferece agora – além dos serviços de manutenção de pneus – soluções conectadas para gerir frotas de todo o tipo de veículos, desde veículos comerciais, camiões, autocarros ou semi-reboques.

No mundo, a Michelin já conta com 70 000 clientes e mais de um milhão de veículos a contrato, no que toca à gestão de frotas. Na Europa são dez mil clientes e 250 mil veículos, enquanto que na Península Ibérica são 2 mil veículos, com o objectivo de chegar aos 10 mil em 2025.

Com o Connected Fleet Powered By Masternaut, a Michelin pretende melhorar a performance das frotas dos clientes, criando valor a cada um dos seus negócios, através da análise minuciosa dos dados, que são posteriormente transformados em conhecimento e acções práticas que proporcionem uma vantagem competitiva.

O sistema permite a um gestor de frota agilizar o processo de planificação com o acesso imediato e ordenado a toda a informação. Graças a isso, pode planificar e criar as rotas de forma eficiente, com base na localização dos veículos, na capacidade de carga, nos destinos, nas horas de condução e nas licenças de motoristas e veículos. Também poderá evitar falhas e avarias inesperadas, gastos por inactividade e manter o calendário de manutenção.

De igual modo, existe uma visibilidade total da frota em tempo real, para reagir perante qualquer imprevisto de forma imediata. As ferramentas também permitem proporcionar aos motoristas a capacidade de enviar informação correcta sobre o estado das viagens em tempo real com um simples clique, enviar-lhes as rotas recomendadas de modo rápido e simples, e envolvê-los na melhoria da sua condução.

A análise da condução permite reduzir custos de combustível, e os relatórios históricos permitem analisar e entender profundamente o funcionamento de uma frota, por forma a optimizar processos internos e a planificação. E os relatórios dos tacógrafos podem ser descarregados de forma rápida e simples.

Os clientes do Michelin Connected Fleet recebem apoio permanente de especialistas em gestão de frotas, desde o próprio processo de implementação às reuniões mensais de acompanhamento, para identificar como será possível reduzir custos e melhorar o desempenho nas áreas mais importantes para cada cliente.

É disponibilizado um pacote completo de serviços e soluções concebidas com base nas necessidades dos clientes.

Através da sofisticada tecnologia de veículo conectado, são captados todos os dados essenciais de todas as indústrias e veículos: unidades tractoras e reboques, frotas comerciais, autocarros, veículos para a indústria e construção. Nas unidades tractoras e reboques podem ser instalados sensores de temperatura, sensor de portas, sensor de pressão e temperatura, id de pneus, sensor de desengate + id da unidade tractora e localização, e uma Caixa negra. Adicionalmente, são recolhidos dados CAN (Odómetro, RPM, velocidade e combustível) e dados EBS (odómetro do reboque, peso do reboque, velocidade das rodas, diagnóstico de alertas).


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