Scania pretende solução de e-mobilidade personalizada

12 novembro 2020
4min.

O grupo de serviços e energia global francês ENGIE e a subsidiária EVBoxGroup uniram-se à Scania para oferecer aos transportadores em 13 países europeus uma solução de e-mobilidade completa e personalizada.

---

O carregamento é um pré-requisito para transporte eléctrico. Na maioria dos casos, o carregamento na origem será suficiente para muitos transportadores em aplicações regionais e urbanas. Porém, encontrar as soluções de carga adequadas é uma questão complexa. Para rotas mais complexas e enquanto a infra-estrutura de electrificação progride, existirá também a necessidade de encontrar soluções mais avançadas assim como opções de carregamento no destino e carregamento público que, actualmente, é extremamente limitado.

Uma solução de carregamento completa abarca fornecimento de energia, hardware e software de carregamento e ainda instalação, manutenção e outros serviços relacionados adaptados às necessidades específicas de cada cliente. Esta sólida parceria com a ENGIE e o EVBox Group irá simplificar a transição dos nossos clientes para uma frota cada vez mais electrificada no caminho para um transporte mais sustentável”, afirma Alexander Vlaskamp, Director de Vendas e Marketing, Scania.

A ENGIE destaca-se no sector da energia com alcance internacional e ainda fortes parcerias locais. Tem uma capacidade de proporcionar sistemas energéticos e, através do EVBox Group, o carregamento de alta potência escalável e inteligente personalizado para cada cliente. Com grande experiência em sistemas energéticos e carregamento de veículos eléctricos, a ENGIE irá oferecer, instalar e manter a solução de carregamento eléctrico e serviços relacionados.

Scania_ENGIE_EVBox.4

A electrificação do transporte é um ponto chave para reduzir as emissões - especialmente porque o transporte representa quase um quarto das emissões de efeito de estufa da Europa. Esta parceria cria novas oportunidades para o EVBox Group, e com mais de 10 anos de experiência, estamos confiantes de que a nossa especialização e oferta competitiva irão apoiar a Scania a atingir os seus objectivos empresariais e de sustentabilidade”, afirma Kristof Vereenooghe, CEO da EVBox Group.

A Scania e a ENGIE estão a partilhar a mesma visão e ambição para orientar a mudança para soluções de transporte sustentável. Esta parceria Europeia em mobilidade de autocarros e camiões eléctricos é resultado da confiança mútua desenvolvida através da nossa colaboração histórica em mobilidade de gás. Temos orgulho, como força conjunta, neste novo segmento de camião eléctrico que proporciona potencial promissor em utilizações urbanas e regionais. A ENGIE terá o gosto de criar, oferecer, instalar e manter soluções de carregamento líderes e serviços relacionados com clientes Scania, beneficiando da rede Europeia própria de técnicos qualificados e de redes regionais” afirma Shankar Krishnamoorthy - Vice-Presidente Executivo do ENGIE Group.

A solução de carregamento irá afectar, de forma profunda, o alcance, a flexibilidade e a vida útil da bateria de um veículo eléctrico e irá, assim, impactar, de forma significativa, nos custos totais operativos de nossos clientes”, afirma Vlaskamp. “Estamos numa viagem de aprendizagem na electrificação de transporte pesado e é através de uma parceria como esta, e trabalhando de perto com os nossos clientes que, juntos, estamos a identificar a melhor forma de avançar.” 

A Scania acredita que o transporte só pode ser transformado explorando um ecossistema mais amplo e colaborando com novos parceiros de modo a catalisar a mudança. A parceria com a ENGIE e o Evbox Group é outra nova aposta no sector da energia para a Scania, após um anúncio antecipado sobre produção de baterias. Actualmente centra-se no carregamento na base do cliente e abrangerá inicialmente 13 países europeus com futura expansão até ao final de 2021.

Esta parceria constitui ainda um bloco de construção importante no compromisso da Scania para com os objectivos climáticos Science Based Target que também abarca ajudar os clientes a descarbonizar as suas operações.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.