Painéis solares permitem poupar combustível

04 novembro 2020
2min.

A Scania está a desenvolver um reboque com células solares instaladas para alimentar um camião híbrido plug-in, que aponta para uma poupança de combustível na ordem dos 20 % no sul da Península Ibérica.

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As células solares não são uma novidade em veículos. Tanto os barcos como as caravanas já os utilizam para alimentar equipamentos auxiliares, como frigoríficos e fogões. A novidade, agora, é que forneçam electricidade à cadeia cinemática do camião.

Imagine um reboque de 18 metros coberto com células solares: O transportador sueco Ernst Express irá utilizar o camião para tarefas diária de transporte, depois de também já ter colaborado como  fabricante nos testes da primeira estrada eléctrica com catenárias suspensas. Agora vai operr um reboque de 18 metros de comprimento com células solares instaladas nas laterais e no tejadilho sobre uma área total de 140 metros quadrados. Espera-se que o painéis solares gerem anualmente 14 000 kWh, na Suécia.

O projecto de investigação irá também analisar se o reboque consegue fornecer eletricidade à rede quando as baterias estiverem totalmente carregadas ou quando o camião está estacionado, por exemplo, aos fins-de-semana.

Foram simuladas diferentes operações no centro da Suécia, com as quais foi alcançado um potencial de poupança de combustível de 5 a 10 por cento. No entanto, no sul de Espanha, onde há mais 80 por cento de horas de luz solar, poder-se-ia alcançar até 20% de poupança de combustível.

O projecto tem financiamento público da agência Sueca para a inovação, a Vinnova, e além da Scania e da Ernst Express também envolve a Midsummer, uma empresa que fabrica painéis solares, a Universidade Uppsala, que realiza a investigação avançada em célula solares mais eficientes, e a empresa de energia Dalakraft.


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