Gestão de frota da Scania premiada

22 outubro 2020
3min.

O fabricante sueco foi galardoado com o Prémio Alemão Telematik, na categoria de «Melhor Sistema de Gestão de Frota».

---

A Scania já tinha ganho o prémio em 2016 e 2018, graças a um portal que vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas. Em 1999, a empresa começou a trabalhar com unidades de comunicação de veículo e criou o Portal de Gestão de Frota. Em 2011, foi pioneira na introdução da unidade Comunicador de série em todos os camiões produzidos. Desde então, a marca sueca tem tido um rápido crescimento de veículos conectados: não só camiões e autocarros, como também motores industriais e marítimos. Em 2016, foi lançado o novo Portal de Gestão de Frota da Scania, que continua a ser interactivamente melhorado. Agora, em 2020, a Scania recolhe e dissemina dados de mais de 430 000 veículos em todo o mundo.

Os clientes Scania recebem relatórios semanais com dados básicos sobre o desempenho do veículo que mostram como é afectado o consumo de combustível e a pegada de CO2 para o veículo analisado. Além disso, é ainda mostrada a tendência do período anterior. Os dados dos veículos conetados são utilizados para planeamento da manutenção do veículo, adicionando as reparações necessárias para manutenção ocasional com base nos defeitos indicados pelo motorista utilizando a app de Frota da Scania, ferramenta que faz parte da oferta.

Além do Portal de Gestão de Frota da Scania global, o Sistema Tacográfico da Scania oferece aos clientes Europeus a descarga remota do serviço em conformidade com a legislação da UE sobre os regulamentos de tempo de condução. De modo a manter-se no topo da competição, a Scania continua a desenvolver a sua oferta de conectividade. Recentemente, apresentou as características de monitorização de reboque que será alargada com oportunidades para verificar mercadorias de temperatura controlada. Outra área nova é a Scania Zone, onde os veículos, através do Portal de Gestão de Frota, podem ser programados para cumprir com os regulamentos específicos de zona como, por exemplo, normas de velocidade, ruído ou emissões.

A Scania tem o compromisso de alcançar os ambiciosos objectivos climáticos de base científica (SBT), que não abarcam apenas as suas próprias operações, mas também as dos seus clientes. A partir de um termo de comparação, a Scania definiu o objectivo para reduzir as emissões de carbono dos seus produtos em 20 por cento em 2025.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.