Nova geração MAN recebe mais um prémio

16 outubro 2020
4min.

Depois do Red Dot, o local de trabalho do condutor foi agora galardoado com Ouro no Prémio Alemão de Design 2021.

---

O local de trabalho, consistente e orientado para os motoristas, ganhou o prémio na categoria Excelente Design de Produto, convencendo o júri internacional composto por 38 especialistas em design.

Após o Red Dot no Red Dot Design Award, este é agora o segundo grande prémio para o local de trabalho do condutor na nova Geração de Camiões MAN.O Prémio Alemão de Design é o prémio internacional do Conselho Alemão de Design e é um dos concursos de design mais reconhecidos a nível mundial. Com o Prémio Ouro, o conceito de funcionamento da nova geração de camiões MAN ganhou mais um prémio de design de renome.

Andreas Tostmann, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus, sublinha o significado especial do novo prémio para a nova geração de camiões lançada no início de 2020: "A nova geração de camiões MAN proporciona aos nossos clientes o máximo de apoio no seu trabalho diário. Os nossos motoristas sabem melhor como deve ser o local de trabalho perfeito. É por isso que os ouvimos atentamente e o concebemos de acordo com as suas ideias. Estamos ainda mais satisfeitos por inúmeros especialistas em design estarem agora a homenagear o novo local de trabalho do motorista. Isto mostra-nos que estamos no caminho certo!

Para desenvolver esta nova geração, a MAN envolveu mais de 700 motoristas de camiões em vários tipos de modelos, simuladores de condução e estudos de pista de ensaio e integrou a sua experiência na concepção do novo local de trabalho.

Isto é determinado por três sistemas operáveis independentemente: primeiro, a instrumentalização; segundo, os meios de comunicação e o sistema de navegação com um visor de até 12,3 polegadas de tamanho e o inovador elemento de controlo MAN SmartSelect; e terceiro, o controlo remoto interno para controlar as funções de conforto e entretenimento a partir da área de beliches. Cada sistema tem a sua própria lógica de controlo específica do camião, que, ao mesmo tempo, está integrada no conceito de interação holística.

Isto permite ao condutor operar intuitivamente as numerosas funções de assistência e conforto da nova geração de camiões MAN e, assim, conduzir o veículo de forma segura e eficiente. Todos os elementos operacionais foram concebidos de modo a não distrair a atenção do condutor do que está a acontecer na estrada. Os níveis de visualização e de funcionamento estão separados uns dos outros de modo a que a informação visual esteja o mais próximo possível da linha de visão da estrada, enquanto os elementos de controlo estão ao alcance de uma confortável posição sentada. O MAN SmartSelect, por exemplo, com a sua função de virar e pressionar, minimiza a necessidade de desviar o olhar da estrada ao operar os menus de infotainment e navegação. Outra grande vantagem do novo posto de trabalho do condutor é que a cada condutor é oferecido o mesmo nível elevado de conforto de operação de forma rápida e intuitiva, independentemente da idade, experiência profissional ou afinidade técnica. Com estas características, a nova geração MAN dá um contributo duradouro para a simplificação do dia-a-dia de trabalho cada vez mais exigente dos motoristas de camiões.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.