Descarbonização: estamos no caminho certo?

24 setembro 2020
2min.

A questão é colocada pelo Fórum Internacional do Transporte, que elaborou um relatório que passa em revista o progresso nas questões técnicas que podem permitir aos autocarros e camiões circular sem (ou quase sem) emissões.

---

 

O Forum Internacional do Transporte (FIT) é uma organização intergovernamental com 62 países membros. Age como centro de ideias para a política dos transportes e organiza a Cimeira Anual dos Ministros dos Transportes. O FIT é a única entidade global que integra todos os meios de transporte.

Este relatório foi maioritariamente redigido por Piearpaolo Cazzola, com base nas contribuições feitas no workshop de 17 e 18 de Fevereiro, em Paris, “Mapeando standards para veículos pesados eléctricos com zero ou baixas emissões”, e faz parte da iniciativa do FIT para a descarbonização do transporte.

Estão incluídos veículos a pilha de combustível, veículos eléctricos e híbridos plug-in. O relatório inclui informação sobre regras e standards na segurança dos veículos, na estrutura de carregamento e de abastecimento, na eficiência ambiental e energética e identifica os obstáculos ainda existentes e oportunidades para o desenvolvimento futuro.

Entre as recomendações, está:

- Assegurar que as regras de segurança para veículos eléctricos e a hidrogénio cobrem todas as classes de viaturas e diferenciar melhor entre ligeiros e pesados;

- Envolver diversos «stakeholders» do transporte e da energia no desenvolvimento de standards de carregamento para veículos pesados;

- Desenvolver protocolos de abastecimento de hidrogénio para veículos pesados, para garantir a qualidade do combustível;

- Integrar totalmente a electricidade e o hidrogénio em políticas reguladoras sobre combustível baixos em carbono;

- Desenvolver um plano de trabalho harmonizado internacioalmente para a aplicação de portagens diferenciadas e restrições de acesso baseadas nas performances ambientais dos veículos.

 

Aceda ao relatório completo AQUI.

 

 

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.