Scania na senda da electrificação

15 setembro 2020
9min.

A Scania lança hoje a gama de camiões eléctricos, um marco no objectivo de liderar a transição para um sistema de transporte sustentável.

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Os camiões híbridos Plug-in e totalmente eléctricos de alto desempenho destinam-se, inicialmente, a aplicações urbanas, incluindo a distribuição a revendedores.

Com o histórico comprovado da Scania no fornecimento de camiões Premium a gasóleo e com combustíveis renováveis, este lançamento marca um passo significativo no desenvolvimento da empresa. Nos próximos anos, a Scania continuará a desenvolver a sua gama de veículos electrificados para todas as aplicações, incluindo longa distância e construção. 

É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso de electrificação a longo prazo da Scania”, afirma o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos anualmente veículos eléctricos para toda a gama de produtos e estamos actualmente a reorganizar a nossa produção para esse fim. É particularmente relevante o facto de que, em alguns anos, iremos também apresentar camiões eléctricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas.”

A electrificação da frota de camiões comerciais pesados é decisiva para atingir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global para menos de 1,5 °C. A Scania está comprometida com esse objectivo e está orientada em conseguir um sistema de transportes livre de combustíveis fosseis. O estudo Pathways iniciado pela marca determinou que o objectivo é alcançável e envolve investimentos e benefícios para a saúde. Uma conclusão ficou clara: é necessária acção imediata.

Para a Scania não existe uma única solução para o transporte livre de combustíveis fosseis, devido à grande variação das infraestruturas locais e dos recursos energéticos. Por isso a electrificação é somente uma parte da estratégia de sustentabilidade da Scania que também está centrada nos combustíveis renováveis.

Os veículos eléctricos serão, cada vez mais, uma opção atractiva para os clientes com este compromisso. Nas etapas iniciais, a Scania desenvolverá e implementará camiões híbridos e totalmente eléctricos em colaboração com clientes com visão de futuro.

Sebastián Figueroa, director Geral da Scania Ibérica, comenta como será a introdução destes veículos: “Trabalharemos junto com cada cliente interessado na gama eléctrica da Scania. Estas operações requerem um estudo personalizado para que possamos oferecer-lhes a melhor alternativa, com opções customizadas que possam contribuir com a rentabilidade de seus negócios e com o meio ambiente.”

O camião totalmente eléctrico da Scania - disponível com as cabinas das séries L e P - está equipado com uma bateria de 165–300 kWh para o motor eléctrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV. Os clientes podem seleccionar cinco ou nove baterias, sendo que esta última opção permite uma autonomia de 250 km com uma única carga.

O camião híbrido Plug-in da Scania, também disponível para cabinas das séries L e P, oferece a oportunidade de percorrer longas distâncias com o motor de combustão e, subsequentemente, conduzir até 60 km em modo eléctrico, quando necessário. Combinado com o combustível renovável, os operadores podem reduzir significativamente o seu impacto climático.

Ambas as tecnologias são baseadas no sistema modular da Scania com componentes experimentados e testados em toda a gama de camiões da Scania, conhecidos pela sua durabilidade e fiabilidade.

Embora os veículos electrificados, em certos aspectos, representem uma nova tecnologia, tomamos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios e exigências de disponibilidade em relação aos nossos outros camiões", afirma Anders Lampinen, Director de Novas Tecnologias. “A Scania significa qualidade Premium e é evidente que isso também caracteriza os nossos camiões elétricos.”

Além da carga geral e dos transportes com temperatura controlada, os camiões eléctricos podem ser implementados, de forma lucrativa, com outras carroçarias, como os Hooklift, basculantes, betoneiras e colectores de lixo, bem como para os serviços de incêndio e resgate.

Estamos convencidos de que os clientes mais orientados para o futuro estarão ansiosos por liderar o caminho para a electrificação, dando os primeiros passos para preparar as suas frotas para o futuro”, explica Lampinen. “Em grandes empresas de transporte com grandes frotas, a implementação dá-lhes uma oportunidade antecipada de ganhar experiência nesta área. Enquanto isso, sabemos que os grandes compradores de sistemas de transporte estão interessados em reduzir a sua pegada de carbono.”

Tanto o camião Plug-in, como o camião totalmente eléctrico, serão essenciais para circular no número crescente de áreas urbanas a nível mundial, com zonas urbanas centrais de baixa emissão. Estes camiões permitem também aumentar a utilização dos veículos. Com entregas silenciosas, os serviços de transporte podem ser estendidos até mais tarde, durante a noite e de madrugada, evitando congestionamentos e dificuldades de estacionamento. Os estudos mostram que as entregas fora do horário de pico podem ser 30% mais rápidas do que nas rotas de transporte diurnas equivalentes, graças ao estacionamento mais simples nos pontos de entrega, à ausência de filas, a velocidades mais altas e maior frequência de semáforos verdes nos cruzamentos.

O camião totalmente eléctrico dispõe da opção de cinco baterias, para um total de 165 kWh, ou de nove baterias, para 300 kWh de capacidade instalada. Com o motor de combustão removido, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as quatro ou oito baterias restantes colocadas ao longo da lateral do chassis.

As baterias podem ser convenientemente recarregadas através de 130kW CC utilizando um conector CCS. O tempo de recarga para o conjunto de cinco baterias é de menos de 55 minutos e para o conjunto de nove baterias é de menos de 100 minutos. Entretanto as baterias são continuamente recarregadas em movimento através do sistema de travões regenerativos. 

Uma vez que o camião híbrido Plug-in está também equipado com um motor de combustão, o espaço disponível para baterias é menor. Está equipado com três baterias, para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor eléctrico de 115 kW. O tempo de carregamento de zero a 80% é de aproximadamente 35 minutos e, além do carregamento através da regeneração da energia de travagem, a carga da bateria pode ser recarregada durante as operações de carga e descarga. A cadeia cinemática eléctrica é combinada com um motor de combustão de 280–360 cv. A autonomia no modo puramente eléctrico é de 60 km.

Com o modo silencioso de ambos os camiões e a notável aceleração do camião totalmente eléctrico com um binário de 2200 Nm, oferecem uma experiência de condução bastante diferente e emocionante. “Sabemos que existem muitos motoristas jovens e experientes que serão atraídos, não apenas por poderem contribuir de forma tangível para um sistema de transportes sustentável, mas também pela oportunidade de estarem entre os primeiros na estrada com esses camiões do futuro.”

 


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