MAN propõe gestão eficiente da frota

04 setembro 2020
6min.

Perante uma situação de mercado mais difícil do que nunca para as empresas de transporte, a MAN Digital Services pretende ajudar as mesmas a optimizar os seus negócios.

---

Segundo um inquérito da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU), as empresas de transporte em todo o mundo esperam perdas de 551 mil milhões de euros. No entanto, as tecnologias digitais sob a forma de soluções holísticas podem ajudar as empresas a adaptar a sua logística à procura actual. Desta forma, a MAN Digital Services ajuda as empresas de transportes a otimizar os seus negócios.

  • MAN Perform: Optimização da utilização do veículo através de análises de desempenho detalhadas
  • Actualizações de veículos remotamente com a MAN Now


Desde Agosto de 2017 que tem sido instalada de série em todos os camiões MAN: a caixa RIO. É o pré-requisito básico para que todos os veículos se liguem e transmitam dados de eventos a toda a hora para a plataforma RIO, a plataforma TRATON baseada na nuvem, na qual uma vasta gama de serviços digitais para todo o ecossistema de transporte e logística estão agrupados. Através da plataforma, os gestores de frotas têm vindo a percorrer cada veículo individualmente e podem, por conseguinte, processar as encomendas de forma mais precisa e eficiente do que anteriormente. A plataforma é também utilizada para reservar os serviços digitais individuais da MAN.

Gestão integrada da frota

A MAN DigitalServices apoia o gestor de frota na implementação de uma gestão eficiente da frota. Mesmo com o pacote básico gratuito MAN Essentials, ele tem as informações mais importantes sobre os veículos num relance. O pacote básico é ativado automaticamente após o registo na plataforma RIO. Por exemplo, a localização é transmitida a intervalos de 15 minutos. Os detalhes das tarefas individuais do condutor, tais como os tempos de condução e de repouso, também podem ser visualizados. O consumo médio de combustível também é visualizado.


Análise do condutor: otimização do desempenho

Com que eficiência e consciência ambiental é que os condutores controlam os seus camiões? Quão difícil é a operação? A MAN Perform fornece respostas a esta pergunta com informações relevantes sobre o estilo de condução dos motoristas. Isto dá aos gestores de frotas uma visão detalhada do comportamento de condução dos seus condutores, porque os dados de desempenho lidos do veículo podem ser utilizados para comparar objectivamente o desempenho de condução dos condutores. Isto fornece pistas importantes para a otimização do desempenho de condução. Com o serviço CoDriver da MAN Connected, o condutor pode então desenvolver ainda mais o seu estilo de condução.
A formação tem lugar ao vivo, via telefone, directamente no local de trabalho do condutor com a ajuda de um formador ProfiDrive.

Manutenção preditiva: Evitar a perda de receitas

Um outro factor-chave para o sucesso empresarial é a gestão da manutenção virada para o futuro. Utilizando os dados fornecidos pela MAN ServiceCare, a oficina da MAN presta apoio na análise, coordenação e gestão das marcações de serviço. Na plataforma RIO, o gestor da frota recebe de novo informações sobre o estado actual da manutenção, bem como sobre as próximas marcações e os componentes do veículo a reparar.

Além disso, os relatórios de danos que o condutor enviou através da aplicação MAN Driver App podem ser visualizados e, se necessário, encaminhados imediatamente para a oficina MAN. Esta manutenção pró-activa e gestão de frota assegura que os veículos estão sempre prontos para funcionar.

"Graças à possibilidade de ativar as muitas características com precisão, individualmente e a curto prazo, mas também de as cancelar novamente, somos capazes de convencer não só os grandes e internacionalmente activos das nossas vantagens. As pequenas e médias empresas em particular apreciam o conceito modular e flexível dos nossos serviços digitais", explica Arwed Girschick, Director Regional de Vendas da MAN.

MAN Now: Actualização do veículo remotamente

A MAN oferece agora o próximo nível na gestão de veículos digitais com a nova geração de camiões MAN. O novo serviço digital permite equipar os camiões com funções adicionais sem ter de levar os veículos para a oficina - através de uma actualização online tão simples como com um smartphone. Duas aplicações já estão disponíveis: O "Online Traffic" fornece ao condutor dados atualizados sobre a situação do trânsito, tornando mais fácil evitar engarrafamentos de trânsito. "Map Update" fornece apoio adicional com as últimas informações sobre o curso da estrada. Isto permite que os encerramentos e obras rodoviárias de curto prazo sejam rapidamente tidos em conta na navegação.

Para o futuro, os nossos desenvolvimentos já vão muito mais longe, porque "as soluções digitais já não apoiam apenas a utilização operacional dos veículos. Cada vez mais, os veículos podem também ser modificados digitalmente até às plataformas digitais, tornando-se parte integrante e activa dos processos logísticos dos nossos clientes e fornecendo dados para todo o ecossistema logístico", diz Niklaus Waser, Vice-Presidente Sénior da Digital Transformation & Business Models.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.