DAF apresenta CF Electric com maior autonomia

04 setembro 2020
4min.

A DAF Trucks continua apostada no desenvolvimento de transmissões eléctricas dos seus veículos, dando mais um passo significativo nesse sentido ao duplicar a autonomia do DAF CF Electric com a tecnologia E-Power da VDL para mais de 200 quilómetros.

---

A DAF está na vanguarda do desenvolvimento e venda de camiões totalmente eléctricos. Os testes operacionais de campo dos primeiros modelos CF Electric, que tiveram o seu início em 2018 com clientes holandeses e alemães, começam a dar os seus frutos. Após a sua realização, a segunda geração de camiões eléctricos, equipada com software e um tablier novos, começou a ser comercializada no ano passado.

Mostrando agora uma maior autonomia, o DAF CF Electric, acaba por se tornar o camião ideal para zero emissões e utilização silenciosa em áreas urbanas, incluindo requisitos de distribuição geral, abastecimento de supermercados e recolha de lixo. A DAF disponibiliza actualmente o CF Electric em tractor 4x2 (GCW: 37 toneladas), e em veículo rígido (6x2), com eixo de reboque direccional para máxima manobrabilidade (GVW: 28 toneladas).

Tecnologia comprovada e fiável

Entretanto, a mais recente geração de veículos CF Electric, baseia-se na fiabilidade comprovada e na facilidade de utilização das gerações anteriores. Uma nova adição à geração actual, foram as baterias de iões de lítio com capacidade de 350 kWh (capacidade efectiva de 315 kWh). Além de serem mais potentes, as baterias também são muito mais leves – menos 700 kg. Esta redução, de resto, representa uma maior capacidade de carga útil do camião.

Por outro lado, as baterias estão acondicionadas por forma a permitir que a temperatura permaneça sempre entre os 25 e 40 °C, independentemente das condições climatéricas, o que suporta a durabilidade e a consistência de desempenho das mesmas.

500 Km eléctricos por dia

Graças à maior capacidade das baterias, que mantêm as mesmas dimensões, o CF Electric oferece, agora, uma autonomia superior a 200 quilómetros, número que se cifra no dobro em relação ao das gerações anteriores. Normalmente, o carregamento completo da bateria é efectuado nas instalações da empresa do veículo e demora cerca de 75 minutos, utilizando uma estação de carregamento com capacidade de 250 kWh.
Ao recarregar a bateria durante o (des)carregamento ou durante a pausa do condutor, é possível conduzir o DAF CF Electric até 500 quilómetros totalmente eléctricos por dia. Tal facto, revela-se bastante vantajoso, no que há produtividade e eficiência do camião diz respeito.

Contudo, a utilização de veículos eléctricos requer uma abordagem específica por parte do cliente. Por isso mesmo a DAF oferece aos seus clientes assistência através de modelos de simulação de rotas avançados para ajudar a desenvolver a planificação mais eficiente para o seu veículo, incluindo conselhos úteis sobre o recarregamento inteligente e eficiente da bateria. A DAF também oferece aconselhamento, em conjunto com fornecedores seleccionados, como a VDL, relativamente à infraestrutura de carregamento ideal. 

Disponível para entrega em 2021

Entretanto, e apesar de estar já a ser comercializado a DAF tem prevista a entrega do seu primeiro CF Electric com autonomia alargada, no início do próximo ano.

Para Ron Borsboom, Director Executivo de Desenvolvimento de Produtos DAF, o novo “CF Electric, agora com uma maior autonomia, reforça a nossa posição na vanguarda do transporte rodoviário eléctrico", referiu.

"Este camião foi desenvolvido em resposta à crescente procura de uma melhor qualidade do ar nas nossas cidades e de emissões de CO2 reduzidas. 500 quilómetros por dia, totalmente eléctricos, são perfeitamente viáveis para o trabalho dos operadores de transporte", concluiu.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.