Modelos CF e XF da DAF contam com tracção dianteira comutável

26 junho 2020
3min.

Para os camiões que percorrem a maior parte da sua quilometragem na estrada, mas que, por vezes, têm de conduzir em situações de todo o terreno ou em condições de piso escorregadio, a DAF disponibiliza a tracção hidráulica dianteira que pode ser activada simplesmente através de um comando.

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A tracção permanente às quatro rodas para um camião que apenas é conduzido ocasionalmente em condições todo-o-terreno significa normalmente um custo considerável em termos de aquisição, manutenção e consumo de combustível. No entanto, por vezes, é muito importante ter tracção adicional para enfrentar valas, estradas com areia, locais de descarga de camiões basculantes não pavimentados e declives acentuados.

A pensar precisamente nestas situações, sempre difíceis para o motorista resolver, a DAF apresenta agora uma opção de tracção hidráulica dianteira que pode ser activada através de um comando no tablier.

Esta nova tração "PXP"  ("Paul Xtra Power"), foi desenvolvida em conjunto com a Paul Nutzfahrzeuge e estará disponível nos tratores DAF CF e XF 4x2 com motor PACCAR
MX-11 ou MX-13. A marca alemã irá ter a PXP disponível para outros tipos de chassis no final do ano.

O novo sistema PXP actua quando o veículo regista patinagem nas rodas motrizes, sendo automaticamente activado. Quanto maior for a derrapagem traseira, maior será a tracção que as rodas dianteiras proporcionam.

Disponível até à 4.ª velocidade

A tracção dianteira comutável da DAF está disponível nas quatro primeiras velocidades de marcha em frente e nas primeira e segunda velocidades de marcha-atrás. A velocidades superiores a 20 quilómetros por hora (e/ou na 5.a velocidade e superiores), a PXP reverte para o modo de espera. O sistema volta a activar-se a velocidades mais baixas e sempre que for necessário utilizá-lo.
 
Para tornar possível a tracção dianteira comutável, cada cubo da roda do eixo dianteiro está equipado com um motor hidráulico, produzindo um binário não inferior a 6435 Nm a uma pressão máxima do sistema de 360 bar. Isto garante um desempenho, longevidade e fiabilidade ideais. Uma caraterística única é que os motores são accionados por uma bomba hidráulica que é instalada directamente na PTO do motor, o que permite poupar peso e espaço. Além disso, a bomba hidráulica também pode accionar componentes como gruas, braços com gancho, estabilizadores e sistemas de carregamento de contentores para a máxima eficiência. Por conseguinte, apenas é necessário um depósito hidráulico, o que também resulta em menos peso e mais espaço.

Com o novo sistema PXP, a DAF demonstrou mais uma vez a sua capacidade de fornecer soluções ideais para todos os requisitos de transporte. Além disso, a tracção dianteira variável da DAF oferece vantagens específicas em termos de desempenho, peso e espaço no chassis.

leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI


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