Na próxima geração de sistemas AEBS, a DAF Trucks vai utilizar um radar duplo de alta precisão com 16 antenas (anteriormente: 7), para detecção de longo e curto alcance. O sistema possui o melhor sensor de longo alcance da classe com o maior alcance de detecção da indústria, de até 250 metros (anteriormente: 200). Tal permite um reconhecimento antecipado de situações potencialmente críticas. Um ângulo de visão de curto alcance de 120˚ (anteriormente: 50˚) sem paralelo permite uma previsão antecipada de situações de aproximação súbita de veículos, mesmo em condições climatéricas adversas e em situações com fraca visibilidade, como nevoeiro e sol baixo.
O AEBS funciona em conjunto com os sistemas de travagem e de controlo de estabilidade do veículo. Através de sinais sonoros, alertas visuais e impulsos rápidos dos travões, o sistema avisa o condutor para responder a potenciais colisões iminentes. Se o condutor não reagir, o camião inicia automaticamente a travagem de emergência para evitar ou atenuar o impacto de uma colisão traseira.
O AEBS-3 pode proporcionar uma travagem de emergência totalmente autónoma para ajudar a evitar colisões com veículos parados e em movimento a uma velocidade de até 80 km/h. Como resultado, o novo AEBS-3 da DAF reduz automaticamente a velocidade de impacto tanto quanto possível, com um objecto em movimento ou parado à frente do veículo, se um condutor estiver desatento em situações perigosas.
O AEBS-3 será instalado de série em todos os camiões DAF LF, CF e XF. A introdução da sofisticada tecnologia AEBS-3 ilustra, mais uma vez, a excelência pura proporcionada pela DAF Trucks, também em termos de segurança.
Leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI