Nova geração camiões MAN poupa até 8,2% de combustível

26 junho 2020
6min.

Em Fevereiro último, a MAN apresentou em Bilbau (Espanha) a sua nova geração de camiões, acontecimento onde a Eurotransporte marcou presença. Para além do foco no condutor com um novo conceito de funcionamento, a eficiência de combustível foi uma das prioridades dos engenheiros da marca alemã.

---

Os novos conceitos de transmissão, aerodinâmica e o assistente de eficiência MAN EfficientCruise tornam a nova geração de camiões MAN até 8,2 % mais económica do que a geração anterior. A TÜV Süd confirmou agora este potencial de poupança num teste.

O teste TÜV, como é denominado, após um total de 684 quilómetros, mostrou um resultado claro: o novo MAN TGX 18.470 Euro 6d apresentou uma redução média de 8,2% de combustível nos 342 quilómetros de autoestrada e de estrada nacional percorridos duas vezes consecutivas, em relação ao MAN TGX 18.460, a versão anterior com motor Euro-6c. Para comparar efectivamente o desempenho puro do veículo, foi trocado o reboque e o condutor entre as duas viagens. O perfil da pista normal de autoestrada correspondia a 90% das distâncias percorridas no tráfego europeu de longa distância. As poupanças concretas obtidas no teste TÜV confirmam assim o potencial de poupança da nova geração de camiões, tal como previsto pela MAN.

"Os baixos custos globais dos veículos são decisivos para o sucesso dos nossos clientes. Desenvolvemos de forma consistente a nova geração de camiões MAN, com vista à máxima eficiência e economia e atingimos plenamente os nossos objectivos. Estamos muito satisfeitos por este facto ter sido também confirmado num teste conduzido por uma organização de testes independente", referiu Frederik Zohm, membro da Comissão Executiva de Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus.

Novo eixo de tracção eficientemente optimizado

A base para a melhoria da eficiência em comparação com a geração anterior são as inúmeras inovações técnicas e melhorias de conceito introduzidas na nova geração de camiões MAN. Em termos de transmissão, tal inclui não só a geração de motores Euro 6d mais económica, mas também a um novo eixo de tracção hipoide eficientemente optimizado, com uma relação de 2.31 particularmente longa especialmente para utilização em transportes de longo curso mais propícios ao consumo de combustível, juntamente com a caixa de velocidades MAN TipMatic, complementa o motor D26 Euro 6d com apenas um turbo compressor, redução da recirculação dos gases de escape e aumento da eficiência termodinâmica para uma maior eficiência, mesmo em motores mais potentes, de modo a criar uma cadeia cinemática mais eficiente em termos de consumo de combustível.

Por outro lado, com a configuração de cadeia cinemática ideal, o cruise control com GPS, MAN EfficientCruise, também explora todo o seu potencial, oferecendo funções ainda mais alargadas nesta geração de camiões MAN. Isto inclui a "navegação dinâmica", que mantém o motor em modo carga, de pouco consumo em terrenos planos, alternando constantemente entre a aceleração e a rotação do veículo, poupando assim combustível. A MAN também optimizou o sistema de controlo à distância ACC para fazer o melhor uso possível das fases de rolamento. O novo MAN EfficientCruise também tem mais em conta do que anteriormente as infra-estruturas de tráfego relacionadas com as rotas, tais como rotundas e limites de velocidade fixos, a fim de reduzir antecipadamente a potência e, assim, tornar a condução ainda mais eficiente.

Novo design para uma melhor eficiência

Para além da cadeia cinemática e do MAN EfficientCruise, a aerodinâmica desempenha um papel importante na redução do consumo de combustível na nova Geração de Camiões MAN. Por exemplo, espelhos exteriores mais finos garantem uma área frontal reduzida e os deflectores de ar na aba frontal melhoram o fluxo de ar para o radiador e para o compartimento do motor. A extensão destes deflectores de vento sobre as portas acalma o fluxo lateral e, ao mesmo tempo, reduz a poluição nesta zona. A chamada cortina de ar nos cantos do pára-choques optimiza o fluxo em torno da área de entrada. Os novos spoilers e abas laterias do tejadilho permitem a condução do fluxo de ar do camião para o reboque.

Todo isto foi o que a TÜV confirmou e que contribui para a poupança de combustível até 8,2% no transporte diário, se o condutor souber como funcionam os inovadores sistemas de assistência e utilizá-los. A MAN oferece serviços digitais úteis para este fim. Todos os veículos estão equipados de série com o MAN Essentials, que fornece a informação essencial do veículo e permite a avaliação básica dos dados de condução. Com base nisto, o MAN Perform, opcional, oferece uma análise de eficiência significativa, que por sua vez lança as bases para a MAN Connected CoDriver, um coaching pessoal à distância para o condutor. Isto significa que todo o potencial de poupança da nova geração de camiões MAN pode ser rápida e facilmente utilizável por condutores e empresários.

leia o Nº116 da revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.