Volvo Trucks lança nova geração de camiões

27 fevereiro 2020
4min.

A Volvo Trucks lançou quatro novos camiões, com forte foco no ambiente, na segurança e na produtividade do motorista. Os quatro novos camiões pesados, FH, FH16, FM e FMX, representam cerca de dois terços das entregas da marca sueca.

---

“Estamos realmente orgulhosos do grande investimento prospectivo que realizámos. O nosso objectivo é ser o melhor parceiro de negócios dos nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores motoristas num mercado cada vez mais difícil”, começou por dizer Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Esta procura crescente esperada no sector do transporte, está a pressionar a disponibilidade de motoristas qualificados em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, as estimativas mostram que cerca de 20% de todos os empregos de motorista estão vagos. Para ajudar os clientes a recrutar e reter os melhores motoristas, a Volvo Trucks concentrou-se fortemente no desenvolvimento dos novos camiões para torná-los mais seguros, eficientes e, sobretudo, atraentes ferramentas de trabalho direcionados a motoristas qualificados. 

Segurança e eficiência

“Os motoristas que manipulam camiões com segurança e eficiência são um activo valioso para qualquer empresa de transporte. O comportamento numa condução responsável pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e os custos de combustível, além de ajudar a reduzir o risco de acidentes, ferimentos e paragens do camião não planeadas. Os nossos novos camiões ajudam os motoristas a trabalhar de maneira ainda mais segura e produtiva e dão aos nossos clientes argumentos mais fortes para competir e atrair os melhores motoristas”, referiu ainda Roger Alm.

Os vários modelos de camiões da linha Volvo Trucks estão disponíveis em diversos modelos de cabine e podem ser optimizados para uma ampla gama de aplicações. Em camiões de longo curso, a cabine costuma ser a segunda residência do motorista. Em camiões de transporte regional, costuma servir como escritório móvel, enquanto na construção os camiões são ferramentas de trabalho práticas e robustas. Portanto, visibilidade, conforto, ergonomia, nível de ruído, manobrabilidade e segurança foram os principais pontos focais no desenvolvimento de todos os novos modelos de camiões da marca sueca. O exterior do camião também foi actualizado para refletir as propriedades dos novos camiões ao mesmo tempo que os engenheiros suecos pretenderam criar um design geral atraente.

Nova cabine, mais espaço e melhor visibilidade

Os novos Volvo FM e Volvo FMX, possuem uma cabine totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções de exibição de instrumentos que estão aplicados nos outros modelos. O volume interno foi aumentado em até um metro cúbico, proporcionando melhor conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade agora é ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta mais baixa e novos espelhos. Todas estas alterações contribuem para uma maior segurança e conforto no trabalho.

Motores eficientes e transmissões alternativas

Tanto o meio ambiente quanto a economia são factores importantes para as empresas de transporte. Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as questões relacionadas às mudanças climáticas, e como diferentes segmentos e tarefas de transporte exigirão uma variedade de soluções, vários tipos de linhas de transmissão continuarão a existir paralelamente no futuro próximo.

Em vários mercados, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor de GNL a gás compatível com Euro 6, que oferece eficiência e desempenho de combustível comparáveis ​​aos dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto climático muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz as emissões de CO2 em até 20%, quando comparado aos camiões a diesel equivalentes da Volvo.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.