A Frotcom International, fornecedora global de sistemas de gestão e localização de veículos e gestão de frotas, acaba de anunciar a expansão da sua presença internacional com o lançamento de novas operações nos Estados Unidos.
Com presença internacional em mais de 30 países, a Frotcom entra agora no maior mercado mundial de localização e gestão de frotas, capitalizando a mais recente alteração de regulação sobre condução de pesados, que passou a exigir que os camiões possuam um dispositivo eletrónico (Electronic Logging Device - ELD), que registe as horas de condução e de descanso dos camionistas.
Semelhante ao tacógrafo europeu, o ELD inclui dispositivos/tablets a bordo das viaturas, conectados ao sistema electrónico dos veículos, que por sua vez disponibilizam online informação relativa a localização e movimento. O registo de tempos de condução e de descanso era já obrigatório nos Estados Unidos, mas dependia inteiramente do condutor, que o fazia manualmente. Esta mudança visa garantir que estes não passem demasiadas horas ao volante, pondo em risco a sua segurança e a dos outros, ao mesmo tempo reduzindo o trabalho burocrático que em média ocupava cerca de 15 minutos por dia a cada motorista.
O sistema Frotcom, cuja presença está consolidada em mais de 30 mercados, entre os quais se contam, na Europa, Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Roménia, Bulgária e Grécia, entre outros, tinha já plenamente desenvolvida nos seus produtos a tecnologia agora exigida no mercado norte-americano.
Esta expansão será operada, localmente em parceria com a Frotcom USA, cujo profundo conhecimento do mercado será uma mais-valia para garantir o sucesso da mesma.
Para Valério Marques, CEO da empresa, “Esta expansão consolida a posição do Frotcom como um player internacional na área dos sistemas de localização e gestão de frotas. Ao longo dos últimos anos acumulámos uma vasta experiência na gestão de frotas Europeias, possibilitando aos nossos clientes não apenas cumprir a legislação relativa a tempos de condução e de descanso, mas sobretudo tirar o máximo partido das suas frotas, ao mesmo tempo resguardando os seus motoristas de situações de excesso de horas de condução. Essa experiência permitiu-nos agora encarar com naturalidade as necessidades da regulamentação americana, que apesar de diferente da Europeia, apresenta várias semelhanças. O Frotcom será, assim esperamos, uma mais valia para as empresas americanas que procuram uma solução de gestão de frotas integrada, completa e em conformidade com as normas do ELD.”
Para além desta nova operação, a Frotcom reforçou recentemente a sua presença na Europa, com o estabelecimento de uma nova parceria para o mercado Benelux, e em África, com a expansão da sua operação ao Senegal e uma nova parceria na África do Sul.
PR