Camião autónomo da Volvo Trucks em tarefa real

17 junho 2019
2min.

A Vera, o camião eléctrico, autónomo e conectado da Volvo Trucks, já recebeu a sua primeira tarefa: transportar mercadorias de um centro de logística para um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.

Vera - camião eléctrico, autónomo e conectado da Volvo Trucks
Vera - camião eléctrico, autónomo e conectado da Volvo Trucks

Vera - camião eléctrico, autónomo e conectado da Volvo Trucks

Esta primeira tarefa da Vera resulta de uma colaboração entre a Volvo Trucks e a empresa de logística DFDS e tem como objectivo ver o funcionamento da Vera numa aplicação real, integrando um sistema conectado para a distribuição contínua de mercadorias, desde o centro logístico da DFDS até às instalações portuárias da APM Terminals em Gotemburgo, para uma distribuição mundial.

Em 2018 a Volvo Trucks apresentou a sua primeira solução eléctrica, conectada e autónoma, criada para tarefas repetitivas em centros logísticos, fábricas e portos. A Vera é adequada para distâncias curtas, transporte de grande volumes de mercadorias com alta precisão.

"Agora temos a oportunidade e implementar a Vera num cenário ideal e desenvolver ainda mais o seu potencial para outras operações semelhantes", afirma Mikael Karlsson, vice presidente das Soluções Autónomas da Volvo Trucks.

O objectivo é implementar um sistema conectado que consiste em vários veículos Vera monitorizados por uma torre central. O intuito é possibilitar um fluxo contínuo que responda às necessidades de maior eficiências, flexibilidade e sustentabilidade. A colaboração com a DFDS é um passo inicial para implementar a Vera numa tarefa real de transporte em estradas públicas pré-definidas numa área industrial.

A solução de transporte autónomo será desenvolvida em termos tecnológicos, gestão de operações e adaptação de infra-estruturas, antes de estar completamente operacional.

"O transporte autónomo com baixo nível de ruído e zero emissões desempenham um papel importante no futuro da logística e vão beneficiar tanto o negócio, como a sociedade. Vemos esta colaboração como um começo importante e queremos impulsionar o progresso nesta área. A Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não. Os testes já começaram e pretendemos implementar esta solução nos próximos anos", afiança Mikael Karlsson.

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.