Volvo Trucks alerta para necessidade da segurança

05 fevereiro 2019
2min.

A marca sueca divulgou imagens de uma colisão frontal de um Volvo FH16 com um reboque de 34t solto e imobilizado na estrada, em que o motorista saiu praticamente ileso.

Colisão Frontal FH16-Austrália

 

As imagens são reais e foram gravadas em Pilbara, na Austrália, mostrando a violenta colisão de um Volvo FH16 com um reboque de 34 toneladas que estava solto e imobilizado na estrada. O motorista ficou com apenas um joelho esfolado.

De acordo com a Volvo Trucks, "a nossa Visão de Zero Acidentes significa que nenhum camião Volvo deverá estar envolvido num acidente. Ainda não conseguimos isso, mas continuamos a mostrar o caminho para aumentar a segurança rodoviária, especialmente em termos de interação entre motorista, camião e trânsito envolvente. Em termos simples a segurança é um dos nossos valores fundamentais e uma das principais prioridades desde o primeiro dia".

A Volvo foi a primeira marca a apresentar cabinas integralmente em aço, definindo um novo padrão de design e segurança. Actualmente, segundo a marca, as cabinas são as mais fortes do mercado, aprovadas nos mais exigentes testes de colisão do mundo -  o Swedish Cab Test.

Um Líder em inovação de segurança

Na Volvo Trucks, é feita uma abordagem holistica à segurança rodoviária que tem em conta todos os utentes da estrada. As soluções são concebidas para minimizar o risco de acidentes - e reduzir os efeitos em caso de acidente. Por exemplo, a Volvo foi o primeiro fabricante a apresentar o sistema integrado de Protecção Dianteira Inferior, em 1996. Também desenvolveram uma gama alargada de sistemas de apoio ao motorista líderes da indústria como Detector de Sonolência, o Sensor de Ângulo Morto, o Controlo de Velocidade Adaptativo e o Sistema de Aviso de Colisão com Travagem de Emergência.

O cinto de segurança de três pontos, é também ele uma solução engenhosa que salva vidas, foi inventado e patenteado pela Volvo em 1959. A patente foi deixada em aberto, para que outros fabricantes de automóveis pudessem adoptar este recurso de segurança passiva.

Muitos motoristas que não utilizam cinto perdem a vida desnecessariamente. Uma pesquisa realizada pela Volvo mostra que 50% dos ocupantes de camiões que não se encontravam a utilizar cinto no momento em que ocorreu o acidente, teriam sobrevivido se os seus cintos de segurança tivessem sido usados adequadamente.

Coloque a sua segurança em primeiro lugar.

Veja o vídeo AQUI.

 


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