“Com o combustível a registar cerca de um terço dos custos dos transportadores, continuamos a remover todas as pedras para encontrar novas formas de reduzir o consumo de combustível nos nossos camiões”, afirma Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks. "Desta vez, uma combinação de pequenas melhorias permite economias de custo significativas para nossos clientes sem comprometer o desempenho ou a produtividade".
O novo regulamento Euro 6 D, visa garantir que os veículos estejam em conformidade com os padrões de emissões em operações normais de utilização. Os passos da Volvo Trucks para cumprir o padrão mais rigoroso de emissões incluem software e alterações no sistema de pós tratamento de gases de escape para os novos motores.
O motor Diesel D13 nesta nova versão também utiliza um novo tipo de óleo de baixa viscosidade, VDS-5 e segmentos novos que reduzem o consumo de combustível e a fricção interna. Além disso, o motor de 500 hp beneficia de uma poupança extra ao ver a taxa de compressão aumentada para igualar as versões 460 e 420.
O software I-See baseado em mapa topográfico de elevada resolução, utiliza dados de GPS para visualizar a topografia da rota e promove a melhor seleção de velocidades, aceleração e travagem do motor. O I-See está projectado para utilizar a energia cinética do camião da melhor forma possível e tem vindo a ser melhorado com várias actualizações, como por exemplo a nova estratégia de engrenamento da caixa de velocidades e o coasting seletivo que permite o uso mais eficiente da função I-Roll (roda livre).
"Estas versões de motor vão apoiar nossos clientes a permanecerem no topo do novo regulamento de emissões, melhorando a eficiência de combustível dos nossos camiões Volvo FH, FM e FMX", diz Claes Nilsson.
As novas versões dos motores estarão disponíveis para encomenda a partir do final de dezembro de 2018.
PR