AD
AD
AD
AD

MICHELIN X MULTI Z2/D2 19.5": Inovação para transporte urbano

15 outubro 2025
8min.

Michelin apresenta a sua nova e inovadora geração de pneus para camião, destinados ao transporte regional e urbano.

---

A gama MICHELIN X MULTI Z2 e D2 em 19,5 polegadas, para eixos direcional e motriz, foi concebida para enfrentar os desafios do transporte regional e urbano. Estes pneus oferecem um elevado nível de segurança e de versatilidade, independentemente do tipo de estrada e das condições climatéricas, durante todo o ano. Destinam-se, principalmente, a camiões que efetuam entregas frequentes em rotas de curta ou média distância.

A nova gama MICHELIN X MULTI Z2 e D em 19,5 polegadas está disponível em várias medidas (285/70R19,5 desde 1 de junho de 2025; e 245/70R19,5 e 265/70R19,5 desde 1 de setembro de 2025), e homologada para a maioria dos mercados mundiais.

Elevada quilometragem, excelente desempenho em travagem, versatilidade e robustez para maiores segurança e durabilidade

A gama MICHELIN X MULTI Z2 e D2 em 19,5 polegadas destaca-se por:

  • Maior durabilidade1: até mais 30% de quilometragem no eixo direcional, e até mais 15% no eixo de tração, por comparação com a geração anterior, o que reduz a frequência de substituição e os custos operacionais das frotas.
  • Excelentes prestações em termos de travagem, que se mantêm ao longo do tempo2: um teste interno, realizado sob supervisão da DEKRA, em junho de 2025, demostrou que, com um desgaste de 3,5 mm, estes pneus proporcionam uma distância de travagem sobre piso molhado até 8 metros mais curta do que a dos seus concorrentes (41,36 metros contra 49,29 metros), o que representa uma enorme vantagem em zonas urbanas e suburbanas.
  • Versatilidade para todas as estações: a certificação 3PMSF garante uma performance constante durante todo o ano, tanto no inverno como no verão, para oferecer segurança e controlo, independentemente das condições meteorológicas e do estado da estrada.
  • Maiores robustez e capacidade de recauchutagem: a inovadora tecnologia Duracoil garante uma carcaça mais robusta e duradoura, para limitar os tempos de imobilização imprevistos, e manter as prestações do pneu durante toda a sua vida útil.
  • Resistência ao rolamento otimizada3: Com uma classificação C, estes pneus poupam aos utilizadores uma média de 705 € por ano por camião, e podem reduzir as emissões de CO2 em até 1 tonelada por ano por camião, em comparação com os da geração anterior.
  • Compatibilidade com veículos elétricos4: Com índices de carga mais elevados nas medidas 245/70R19,5 e 285/70R19,5, estes pneus foram concebidos para suportar maior carga, e adaptarem-se ao crescimento que os veículos elétricos estão a registar, dado que conseguem suportar o peso adicional das baterias, e satisfazem as necessidades específicas dos camiões elétricos.

Entrega de última milha: desafio importante para o transporte regional e urbano

  • Os centros urbanos cada dia mais congestionados, e as normas ambientais mais estritas, fazem com que a entrega de última milha seja uma etapa crucial, mas, frequentemente, onerosa para os gestores de frotas.
  • Esta fase pode ser causa de stress para os motoristas, devido às frequentes travagens importas pela densidade do tráfego, à dificuldade em aceder a determinadas zonas em condições meteorológicas adversas, e ao estado das estradas e às restrições das zonas de baixas emissões.

E nestas condições exigentes que os pneus MICHELIN X MULTI Z2 e D2 dão mostras de todo o seu potencial: elevada durabilidade, excelente desempenho em travagem, versatilidade em todas as condições climatéricas, e índices de carga elevados. Todas estas vantagens permitem aos gestores de frotas e aos motoristas abordar com tranquilidade as entregas em ambientes urbanos ou regionais, ao mesmo tempo que se controlam os custos, e se garante uma segurança ótima em cada trajeto.

A inovação e a experiência tecnológica de Michelin para uma performance total sem compromissos

A inovação é fundamental na abordagem da Michelin, que investe, todos os anos, mais de mil milhões de euros em investigação e inovação, e conta com mais de 12 000 patentes ativas em todo o mundo.

O MICHELIN X MULTI Z2 e D2 conta com as tecnologias Duracoil, Powercoil e Regenion, fruto de décadas de experiência e conhecimentos técnicos.

Uma carcaça leve, robusta e flexível:

  • Duracoil: um reforço de nylon de alta qualidade no aro de aço do talão protege de forma eficaz a carcaça, o que proporciona uma maior resistência à fadiga na zona do talão, e prolonga a vida útil do pneu.
  • Powercoil: os novos cabos de aço, mais leves e resistentes, melhoram a resistência à corrosão, otimizam a durabilidade, e permitem aumentar a capacidade de carga, o que é fundamental para os veículos elétricos e para um uso intensivo.

Um desenho da banda de rolamento autorregenerável:

  • Regenion: esta galardoada tecnologia baseia-se em desenhos da banda de rolamento evolutivos, produzidos através de impressão metálica 3D, para garantir uma aderência ótima, e uma maior durabilidade da banda de rolamento, ao mesmo tempo que se reduz o consumo de combustível.

Com mais de 130 anos de experiência, a Michelin continua a acompanhar os profissionais do transporte com soluções fiáveis e inovadoras, adaptadas aos desafios atuais, o que confirma o seu compromisso com a segurança, com a mobilidade sustentável, e com a performance total sem compromissos.

   

[1] Estudo interno da Michelin, baseado numa ferramenta de simulação do centro de investigação e tecnologia de Ladoux, 2024.

[2] Teste interno da Michelin, realizada no centro de investigação e tecnologia de Ladoux (França), em junho de 2025, sob supervisão da DEKRA (relatório 25CPAEXT – 099), na pista BB2, sobre asfalto molhado, com uma profundidade de água de 1,2 mm, com o mesmo camião DAF LF2802 de chassis rígido, matrícula n.º: EE-310-CY, com a mesma carga (eixo dianteiro 4565 kg, eixo motriz 4510 kg), equipado com pneus 285/70R19.5 desgastados com o mesmo nível de desgaste (3,5 mm) e pressões idênticas (dianteiros 7,5 bar, traseiros 5 bar). MICHELIN X Multi Z2 e D2 face aos seguintes concorrentes: Pirelli Profuel, Bridgestone Duravis R-Steer 002 e Duravis R-Drive 002, Goodyear KMAX S e D, Continental Conti Hybrid HS3 e D3, e a anterior gama MICHELIN X Multi Z e D. Distância de travagem de 80 km/h a 0 km/h: com MICHELIN X Multi Z2 e D2: 41,36 m; com Pirelli Profuel R02: 43,40 m; com a anterior gama MICHELIN X Multi Z e D: 43,46 m; com Continental Conti Hybrid HS3 e D3: 44,49 m; com Goodyear KMAX S e D: 46,06 m; com Bridgestone Duravis R-Steer 002 e Duravis R-Drive 002: 49,29 m. Os resultados reais podem variar em função das condições reais da estrada e/ou meteorológicas.

[3] Cálculo interno do custo total de utlizado, levado a cabo com a ferramenta Vecto TCO2 (pneu + manutenção + custos energéticos anuais), para um camião de 12 t (configuração 4x2 a plena carga, equipado com 285/70R19.5 X Multi Z2 e D2). Utilização 100 % regional.

[4] Índices de carga por medida: 245/55R22,5 X Multi Z2 e D2: 138/136M (+2 LI face ao X MULTI Z e D) 265/55R22,5 X Multi Z2 e D2: 140/138M 285/55R22,5 X Multi Z2 e D2: 148/146L (+2 LI face ao X MULTI Z y D)


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.