O sector do transporte enfrenta grandes desafios para os próximos anos, sendo marcado por tendências como a eletrificação do parque – prevê-se que, em 2030, 30% das vendas de camiões novos sejam de modelos elétricos, ou de energia não fóssil –, ou o auge da economia circular, para continuar a avançar rumo às zero emissões líquidas, e à digitalização dos serviços.
Para dar a conhecer os seus mais recentes avanços tecnológicos destinados a enfrentar estes desafios, a Michelin levou a cabo, no seu Centro de Investigação e Desenvolvimento de Ladoux (França), em evento exclusivo destinado aos seus principais clientes de frotas de transporte na Europa. Durante quinze jornadas, os mais de 500 participantes puderam descobrir o desempenho dos produtos Michelin, e o compromisso do Grupo com o desenvolvimento de soluções que otimizem a rentabilidade dos negócios, e contribuam para uma mobilidade mais segura e sustentável.
Pela mão dos especialistas em investigação e desenvolvimento do grupo Michelin, os visitantes participaram em workshops interativos, testes em pista, demonstrações tecnológicas, e encontros com as equipas responsáveis de desenvolvimento dos pneus e das soluções mais inovadoras da Michelin. Uma iniciativa que evidenciou o compromisso da Michelin com os seus clientes, e o seu papel enquanto parceiro estratégico para enfrentar os grandes desafios do transporte do futuro.
Ladoux: epicentro da inovação Michelin
Durante mais de 135 anos, a Michelin tem aplicado toda a sua capacidade de inovação para melhorar a mobilidade, assumindo desafios para procurar soluções seguras, duradouras e sustentáveis para a humanidade, graças à sua experiência em materiais de alta tecnologia. Atualmente, o grupo Michelin conta com uma equipa de 6000 pessoas dedicadas a I+D, mais de 12 000 patentes ativas em todo o mundo, e só em 2024 afetou 1200 milhões de euros a recursos de inovação.
No coração da inovação do grupo Michelin, a nível mundial, encontra-se o centro de I+D de Ladoux, situado em Clermont-Ferrand. Com uma superfície total de 450 hectares, as suas 80 instalações cobrem uma área de 200 000 metros quadrados, e conta com 22 pistas para todo o tipo de testes, que totalizam 45 km de extensão.
Cerca de 4000 empregados trabalham nas instalações de Ladoux em projetos que vão da formulação de novos materiais ao desenvolvimento de soluções de mobilidade conectada. Ladoux concentra 70% do desenvolvimento global de pneus do Grupo, produz mais de 15 000 protótipos por ano, e nas suas instalações são percorridos mais de 2000 milhões de quilómetros anualmente em testes de pneus, entre ensaios em pista e simulações virtuais.
Esta capacidade de inovação única permite à Michelin enfrentar desafios técnicos como alcançar um equilíbrio entre a quilometragem e a eficiência energética, ou entre o meio ambiente e a seguridade. Feitos que são evidenciados através da estratégia “Michelin Total Performance”.
Michelin Total Performance: tecnologia ao serviço do transporte
A estratégia de desenvolvimento de produto da Michelin baseia-se em três pilares fundamentais: garantir a segurança das pessoas, assegurar a performance do primeiro ao último quilómetro, e reduzir ao máximo o impacto ambiental dos seus pneus. Ao abrigo desta visão, os clientes que participaram nas jornadas em Laodux puderam conhecer os mais recentes avanços tecnológicos que a Michelin coloca ao serviço das frotas, com resultados certificados em poupança de combustível, redução de avarias, e superior durabilidade, inclusive em condições exigentes.
Um dos fatores determinantes das jornadas foram os testes em pista, que permitiram aos clientes comprovar a superioridade das novas gamas de pneus MICHELIN para camião face a concorrentes do segmento premium, tanto em pneus novos, como desgastados, em testes de aderência lateral, de travagem, e de tração.
Num teste de aderência lateral sobre piso molhado, efetuado com pneus usados, o novo MICHELIN X MULTI ENERGY 2 exibiu uma aderência significativamente superior, permitindo ao camião manter uma trajetória estável a uma velocidade superior. Outra demonstração prática, que submeteu dois camiões equipados com pneus desgastados a um teste de travagem sobre piso molhado, evidenciou a superioridade dos MICHELIN X MULTI 2, capaz de se deterem vários metros mais cedo. A nova gama MICHELIN X WORKS Z2 y D2, por seu turno, exibiu a sua superioridade num teste comparativa em várias pistas, enfrentando condições extremas de pedras e lama.
A Michelin também reafirmou a sua aposta na economia circular com o alargamento da oferta REMIX 2 para a gama MICHELIN X MULTI, um segunda recauchutagem que permite ampliar a vida dos pneus mantendo prestações comparáveis às dos pneus novos, com uma melhoria de até 33% do custo por quilómetro. Os participantes no evento em Ladoux conheceram, através dos especialistas da Michelin, como, graças a este modelo multivida, a Michelin consegue melhorar a rentabilidade das empresas de transporte com uma abordagem sustentável, reduzindo o uso de matérias-primas ao limitar a necessidade de fabricar pneus novos – o que contribui para a redução da pegada de carbono do sector –, e a quantidade de resíduos que necessitam de ser processados.
Economia circular e digitalização: chaves do modelo Michelin
Mas a estratégia “Michelin Total Performance” não se centra apenas no desenvolvimento de pneus que ofereçam múltiplas prestações, em vez de se centrarem em apenas uma; também integra produtos e serviços conectados, para antecipar-se ao futuro com soluções digitais que melhoram a produtividade, a segurança e sustentabilidades das operações das frotas.
Assim, os presentes em Ladoux puderam conhecer mais profundamente, num workshop específico, a solução MICHELIN Connected Mobility, que reforça as prestações dos pneus MICHELIN para camião ao combinar manutenção preditiva, recolha de dados em tempo real, e algoritmos inteligentes, para maximizar a performance dos veículos, e reduzir o consumo de combustível até 12%, o que se traduz em menores emissões de CO₂, e numa poupança tangível para os clientes.
Com o evento realizado em Ladoux, a Michelin reforçou a sua imagem enquanto parceiro de confiança para as frotas, capaz de oferecer não só produtos de alta performance, como, também, serviços digitais, assessoria especializada, e inovação permanente.