Graças a inúmeras inovações, a nova gama MICHELIN X WORKS Z2, para eixo direcional, e X WORKS D2, para eixe motriz, oferece excelentes resultados em termos de poupança de combustível e de duração, se comprometer as outras prestações chave:
A 1 de junho de 2025, a Michelin inicia a comercialização das medidas 315/80 R 22.5 do MICHELIN X WORKS Z2, para eixo direcional, e 315/80 R 22.5 do MICHELIN X WORKS D2, para eixo motriz. A este lançamento seguir-se-ão as medidas 13 R 22.5 do X WORKS Z2, 13 R 22.5 do X WORKS D2, e 385/65 R 22,5 do X WORKS HL Z2, em setembro de 2025. Uma gama concebida para trajetos curtos, em estrada e fora dela, no segmento misto da construção e da recolha de resíduos.
As frotas que operam nos sectores da construção e da gestão de resíduos devem superar desafios como o elevado custo do combustível, que representa até 30% dos custos, a norma da UE relativa a emissões de CO2, e a adaptação das operações aos requisitos ambientais.
Ao mesmo tempo, minimizar o tempo de imobilização dos veículos é essencial para que um gestor de frotas mantenha a eficiência operacional, e garanta a satisfação dos clientes. O tempo de imobilização dos veículos é um problema importante, que afeta diretamente a rentabilidade a segurança dos empregados. Graças à sua duração, à sua robustez, e à sua baixa resistência ao rolamento, a nova gama MICHELIN X WORKS Z2/D2 ajuda a otimizar os custos operacionais das frotas, e a reduzir o seu impacto ambiental.
Durante mais de 130 anos, a Michelin centrou os seus esforços na ciência dos materiais. O Grupo, que conta com o suporte de uma equipa de I+D composta por 6000 pessoas, e com mais de 12 000 patentes ativas em todo o mundo, investiu 1200 milhões de euros em inovação e desenvolvimento em 2024. Esta capacidade de inovação única permite à Michelin fazer frente a desafios técnicos aparentemente contraditórios, como alcançar o equilíbrio entre a duração e a eficiência energética, ou entre o meio ambiente e a segurança.
1 Segundo um estudo interno de Michelin, baseado numa ferramenta de simulação, centro de investigação e tecnologia de Ladoux, 2024
2 Segundo estudo realizado sobre mais de 473 000 carcaças, entre 2015 e 2018. Dados recolhidos no Reino Unido pela TRS, coletor independente de carcaças; taxa de aceitação de recauchutagem calculada por marca, para uma recauchutagem inicial
3 Segundo testes internos realizados nas pistas do Centro de Investigação e Tecnologia da Michelin em Ladoux (França), em fevereiro e março de 2024