Michelin X Multi Energy para transporte regional

14 junho 2018
4min.

Para completar a gama de pneus dedicados ao transporte regional e de média curso, a Michelin lança o X Multi Energy.

MICHELIN-X-MULTI-ENERGY_1
MICHELIN-X-MULTI-ENERGY-Z
MICHELIN-X-MULTI-ENERGY-D
MICHELIN-X-MULTI-ENERGY_2

MICHELIN-X-MULTI-ENERGY_1

Este pneu complementa a gama X Multi, oferecendo às empresas de transporte uma opção de pneus polivalentes com caraterísticas centradas na poupança de combustível. O Michelin X Multi foi lançado em 2017 e oferece até 20% mais de rendimento quilométrico que o anterior X Multiway 3D. Por seu turno, o novo pneu X Multi Energy permite uma poupança de combustível de até 1,2 l/100 km relativamente ao anterior X Multiway 3D (segundo o cálculo VECTO *).

Tendo como referência a excelente performance do X Multiway 3D, a gama de pneus Michelin X Multi foi desenvolvida para oferecer às transportadoras a possibilidade de escolha entre 2 tipos de equipamento, em função da atividade (tempo de viagem por autoestrada, número de entregas diárias, etc.) e das expetativas prioritárias de cada frota, podendo optar-se pela longevidade dos pneus, com o Michelin X Multi, ou pelo impacto que estes podem ter na poupança de combustível, com o Michelin X Multi Energy.

Num contexto em que o combustível é, a seguir aos ordenados, o custo mais elevado para as empresas de transporte, com a Comissão Europeia a desenvolver um roteiro muito ambicioso para reduzir as emissões de CO2 do transporte rodoviário, e com uma tendência da indústria para a contratação de um transporte mais ecológico, a poupança de combustível é, cada vez mais, uma prioridade absoluta para as frotas e para os fabricantes de camiões. A partir de 1 de janeiro de 2019, todos os fabricantes de camiões deverão declarar as emissões de CO2 dos seus novos camiões vendidos no mercado europeu, segundo o calculado pela ferramenta VECTO*.

A resistência ao rolamento dos pneus é responsável por um terço do consumo de combustível de um conjunto camião-semirreboque. O Michelin X Multi Energy é o primeiro pneu do mercado para o transporte polivalente regional com um alto nível de eficiência na resistência ao rolamento. A poupança de combustível, calculada com a ferramenta VECTO*, é de 1,1 l/100 km por comparação com a média com concorrentes Premium.

A eficiência do Michelin X Multi Energy é resultado da incorporação de três tecnologias inovadoras patenteadas pela Michelin: Infinicoil, Regenion e Powercoil.

INFINICOIL: Cabo de aço enrolado em contínuo (até 400 m de comprimento) em volta do pneu, reforça e confere maior estabilidade à carcaça durante toda a sua vida útil. Um pneu com INFINICOIL dura mais e é mais seguro.

REGENION: escultura auto regenerativa, pelo que vai evoluindo com a utilização. Mais fechada quando o pneu é novo, para reduzir a resistência ao rolamento, vai abrindo com o uso para assegurar um alto nível de aderência do primeiro ao último milímetro de borracha útil.

• POWERCOIL: Nova geração de fios de aço mais resistentes, que permitem reduzir a secção dos cabos para aligeirar a carcaça e limitar o aquecimento por flexão e, consequentemente, a resistência ao rolamento.

Totalmente recicláveis e recauchutáveis, os pneus Michelin X Multi Energy incorporam as marcações 3PMSF e M+S, para oferecer um elevado nível de mobilidade em todas as condições climatéricas. Os pneus Michelin X Multi Energy foram adotados pelos principais fabricantes de camiões desde finais de 2017, e estão disponíveis no mercado de substituição desde abril de 2018, na medida 315/70 R 22.5 para a posição de eixo direcional e motriz.

* VECTO = Vehicle Energy Consumption Calculation Tool: ferramenta de cálculo de comparação da eficiência energética dos veículos pesados. Desenvolvido pela Comissão Europeia com a JRC, o IVT e a TUV GRAZ, o seu objetivo é proporcionar mais informação aos clientes para conhecerem o nível de emissões de CO2 dos seus camiões e autocarros.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.