Michelin desenvolve e produz pneus para o Lilium Jet

14 novembro 2023
3min.

Fabricante francês anuncia parceria tecnológica com a Lilium para o avião elétrico de aterragem e descolagem vertical.

---

A Lilium N.V., criadora do primeiro avião de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) totalmente elétrico do mundo, e a Michelin anunciam um acordo de colaboração para desenvolver e produzir pneus para o Lilium Jet.

As duas empresas, que há mais de um ano trabalham juntas para desenvolver estes pneus, firmaram, agora, um acordo que abarca a conceção, a produção em série e o suporte técnico. Esta aliança, que se apoia nos mais de 100 anos de experiência da Michelin no sector aeronáutico, permitiu desenvolver uma solução inovadora, adaptada às exigências de segurança, peso e fiabilidade do revolucionário Lilium Jet. Está previsto que os primeiros pneus cheguem às instalações da Lilium este mês.

Este acordo ilustra a estratégia da Lilium, de associar-se aos melhores fornecedores da indústria aeroespacial para acelerar o seu processo de certificação, em continuação dos recentes anúncios relativos ao seu progresso rumo ao início da montagem do Lilium Jet nos próximos meses. Dado que o peso e a performance são fatores chave para os eVTOL, a Lilium necessita de maximizar a eficácia de cada grama em todos os elementos do seu avião. Os pneus desenvolvidos pela Michelin oferecem a melhor eficiência da sua quanto à relação peso/eficiência, de acordo com os objetivos de carga útil da Lilium.

Estes pneus foram especialmente concebidos para facilitar as manobras suaves e seguras de descolagem e aterragem verticais, garantindo, ao mesmo tempo, uma performance excecional cumprindo constrangimentos de peso muito estritos. A Michelin continua a apostar na inovação e no desenvolvimento sustentável também no sector emergente dos eVTOL. Os conhecimentos técnicos desenvolvidos graças à colaboração entre a Michelin e a Lilium estabelecerão novas bases no que conhecer à conceção e à integração de pneus para a indústria aeronáutica.

Sophie Bréchoire, presidente das atividades aeronáuticas do grupo Michelin, declarou: "Os pneus Michelin concebidos para o Lilium Jet são completamente novos, e representam um grande avanço para este componente essencial da aviação. Esta inovação liderada pela Michelin supera os limites da leveza para os eVTOL, ao mesmo tempo mantendo a reconhecida qualidade e fiabilidade dos pneus de aviação Michelin. Ao introduzir novos padrões de duração, esta aliança ilustra na perfeição a visão e os compromissos da Michelin: impulsionar a transformação da aviação rumo a horizontes mais respeitadores do meio ambiente".

Por seu turbo, Klaus Roewe, diretor-geral da Lilium, afirmou: "Estamos orgulhosos dos projetos de inovação e desenvolvimento em que temos trabalhado com a Michelin para alcançar este acordo. Este novo elemento essencial, que contribuirá para estimular a utilização das nossas aeronaves, e para operar o nosso jet dentro dos estritos requisitos especificações e de performance que fixámos, é mais uma prova da nossa determinação em impulsionar a inovação sustentável na mobilidade aérea regional."

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.