Continental redefine testes de travagem de pneus

12 maio 2022
6min.

O veículo de ensaio totalmente elétrico e sem condutor "AVA" permite medições de alta precisão da distância de travagem em piso seco e molhado

---

A Continental apresentou um veículo de ensaio sem condutor e totalmente elétrico que desenvolveu para medir o desempenho de travagem dos pneus de automóveis de passageiros. O objetivo do teste totalmente automatizado é reduzir a distância de travagem dos pneus para garantir uma maior segurança rodoviária. O AVA - "Analytic Vehicle AIBA" - permite um controlo preciso das propriedades de fricção dos pneus durante as manobras de travagem em piso seco e molhado. Pela primeira vez, o AVA Continental combina as vantagens de um método de ensaio independente do modelo do veículo, com o ambiente de ensaio controlado e reprodutível do Analisador Automático de Travagem Interior (Automated Indoor Braking Analyzer - AIBA). Os peritos em testes de pneus da Continental podem realizar testes independentemente das características específicas do veículo. Com isto, a Continental tem um dos métodos de teste de travagem de pneus mais avançado e preciso do mundo. O veículo de vanguarda e único é utilizado no centro de testes da empresa Contidrom, perto de Hanôver, Alemanha.

"O nosso veículo AVA ajuda-nos a analisar o desempenho dos nossos pneus premium com ainda mais detalhe e a desenvolvê-los continuamente", explica Boris Mergell, Chefe de Investigação e Desenvolvimento da Continental Tires. A transmissão de forças entre o pneu e a superfície é decisiva para o desempenho da travagem. É igualmente importante para curvar ou quando se muda de direção. "O desempenho do pneu durante a travagem é essencial para a segurança do veículo. Por esta razão, fazemos grandes esforços para testar os nossos pneus com a maior precisão possível", enfatiza Mergell.

Para os testes de travagem dos pneus, o AVA é acelerado a uma velocidade de ensaio de 65 km/h com a ajuda de uma transmissão linear eletromagnética, que deriva da moderna tecnologia de montanha-russa. Em seguida, são efetuados vários testes de travagem totalmente automatizados. O sistema AVA está equipado com dois eixos acionados eletricamente, que são alimentados por uma bateria de alto desempenho. O elevado torque assegura que uma velocidade constante pode ser mantida, enquanto os pneus de teste no terceiro eixo podem ser sistematicamente travados. O sistema de travagem integrado da AVA está equipado com a tecnologia Brake-by-Wire da Continental Automotive. Ao contrário dos sistemas de travagem hidráulicos convencionais, o sinal de travagem é transferido eletronicamente. A resposta de travagem é muito rápida e precisa, o que é essencial para testes ou medições precisas.

"O nosso AVA determina a transmissão de forças entre o pneu e a superfície da estrada, enquanto vários estados de derrapagem, os chamados "µ-slip curves", são reproduzíveis com precisão. Com a mais moderna tecnologia de medição, medimos todas as forças que atuam entre o pneu e a superfície da estrada durante a travagem. Podemos comparar os nossos pneus e as suas várias composições ainda mais precisamente e otimizá-los para as suas utilizações especiais", explica Meletis Xigakis, que é responsável pelos testes globais de pneus na Continental. O AVA é utilizado no Automated Indoor Braking Analyzer, que começou a funcionar em 2012. Os testes de travagem em várias superfícies de estrada são realizados na pista de ensaio de 75 metros. A área climatizada da sala de testes tem até cinco superfícies de estrada que podem ser trocadas hidraulicamente. Nas instalações podem ser efetuados anualmente até 100.000 testes de travagem em estradas secas, molhadas ou mesmo geladas, independentemente das condições climatéricas exteriores. O sistema está integrado num corredor de 350 metros de comprimento e até 30 metros de largura.

Todos os anos os modelos de pneus Continental percorrem o equivalente a 25 milhões de quilómetros em centros e pistas de ensaio. Isto corresponde a 625 vezes a volta ao mundo. Este grande esforço é plenamente justificado. É a base da qualidade premium dos pneus Continental. Juntamente com as pistas de ensaio da empresa em Uvalde, Texas (EUA), e em Arvidsjaur, Suécia, o Contidrom em Jeversen, perto de Hanover, Alemanha, é um dos centros de teste mais modernos do mundo. O centro abriu em 1967 e, desde então, tem sido continuamente modernizada para satisfazer os crescentes requisitos de testes de pneus.

Em 2013, o Contidrom recebeu o título "Centro de Testes do Ano" pelo júri do Prémio Internacional de Tecnologia de Testes Automotivos. É considerado uma referência por muitos clientes da indústria automóvel. Numa área total de 160 hectares, o centro oferece todas as opções para testes de pneus. Numa pista de dez quilómetros com uma grande variedade de pisos parcialmente cobertos de água, e no lendário circuito com curvas inclinadas, são atingidas velocidades superiores a 250 km/h. Além disso, existem também pistas para testar elementos de chassis. Durante 2022, um inovador simulador de condução dinâmica que pode calcular os parâmetros exatos dos pneus e do veículo de ensaio envolvido será colocado em funcionamento no Contidrom. Isto proporciona aos condutores profissionais de testes Continental exatamente a mesma sensação de condução que os testes de pneus na pista de teste.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.