Continental testa pneus para e-Trucks

08 julho 2021
4min.

O fabricante de pneus está a realizar test drives no Contidrom com um camião eléctrico do especialista para veículos comerciais eléctricos Futuricum.

---

 

As unidades eléctricas não só estão a tornar-se cada vez mais atractivas na área da mobilidade individual, como também estão a experimentar um desenvolvimento dinâmico da procura nos transportes públicos locais e no transporte de mercadorias. Em conjunto com os principais fabricantes de veículos e empresas tecnológicas, a Continental está a trabalhar em soluções de pneus com estes requisitos. O fabricante de pneus premium está actualmente a realizar test drives no Contidrom com um camião eléctrico do especialista para veículos comerciais eléctricos Futuricum, que está a ser utilizado pela DPD, na Suíça, no tráfego regional desde Março deste ano. O veículo Futuricum é baseado num Volvo FH, que foi convertido em eléctrico pela empresa-mãe da Futuricum, Designwerk Products AG. O camião de 19 toneladas tem 680 cv e, com capacidade de 680 quilowatts-hora, tem a bordo a maior bateria de camião da Europa. Isso permite uma autonomia até 760 quilómetros sem carga.

"O veículo tem estado na estrada no transporte regional suíço desde o início do ano e está atualmente a rodar sobre pneus da gama de produtos Continental EcoRegional", afirma Hinnerk Kaiser, Chefe de Desenvolvimento de Pneus de Autocarros e Camiões da Continental. "A combinação do Conti EcoRegional HS3 e HD3 já permite uma quilometragem elevada e uma resistência ao rolamento extremamente baixa, oferecendo assim as características essenciais para o funcionamento mais económico dos veículos comerciais movidos a electricidade".

As actuais séries de testes têm como objectivo aumentar ainda mais a eficiência. O foco está no alargamento da gama através da redução da resistência ao rolamento. Para além dos pneus originais, são utilizados o Conti EfficientPro.

O Conti EfficientPro é um produto que foi desenvolvido em particular para o transporte de longa distância e enfatiza a eficiência do combustível. Os protótipos foram fabricados em Hanover-Stöcken, no centro nevrálgico de investigação e desenvolvimento de pneus premium da Continental, num elaborado processo de escultura robotizada e aperfeiçoado por escultores de pneus experientes.

"Como com todos os veículos eléctricos, os pneus para o Futuricum Logistics 18E são expostos a um binário mais elevado durante o arranque e aceleração", explica Hinnerk Kaiser. "Ao mesmo tempo, o peso é superior devido à bateria particularmente potente". Portanto, os pneus devem não só ter uma baixa resistência ao rolamento, mas também suportar cargas mais pesadas do que os pneus para veículos comparáveis com motores de combustão interna. Ao mesmo tempo, devem durar o mesmo tempo e satisfazer os mesmos requisitos de segurança que os pneus de camiões convencionais".

Equilibrar os objectivos, especialmente a quilometragem, a travagem e o desempenho, a um nível cada vez mais elevado é tecnicamente exigente. Ao mesmo tempo, tendo em conta o rápido desenvolvimento do segmento da e-mobilidade, os engenheiros estão numa corrida contra o tempo. No entanto, como fabricante de pneus premium de Hanôver, somos intransigentes em relação às nossas próprias exigências - o conceito de desenvolvimento de pneus destina-se a encurtar significativamente o tempo de desenvolvimento, independentemente das gerações de pneus existentes.

A empresa suíça Designwerk Products AG é especializada na adaptação de camiões e carrinhas em veículos eléctricos. A gama de produtos inclui também carregadores móveis rápidos e sistemas de baterias modulares. DPD Suíça é um dos principais fornecedores privados de serviço expresso e de encomendas na Suíça e lida com mais de 24 milhões de encomendas anualmente. O Futuricum Logistics 18E, encomendada no início de 2021, deverá conduzir pelo menos 80.000 quilómetros por ano. Em comparação com camiões a diesel idênticos, o camião eléctrico poupa 90 quilogramas de CO2 por cem quilómetros - o que corresponde a 72 toneladas de CO2 poupadas por ano.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.