Ingleses proíbem pneus com mais de 10 anos

24 julho 2020
2min.

O Departamento Britânico de Transportes (DfT) anunciou que pneus de 10 ou mais anos, serão proibidos nos eixos dianteiros de camiões e autocarros, segundo a nova lei já em vigor. Todos os veículos que forem fiscalizados sofrerão coimas e eventual apreensão do veículo.

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O Reino Unido vai proibir a circulação de veiculos pesados nas suas estradas que tiverem pneus com 10 ou mais anos de vida. A proibição advém de uma extensa investigação, incluindo uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Transportes, segundo anunciou o DfT. O estudo indica que os pneus envelhecidos sofrem corrosão, o que podem causar falhas.

A medida tornará ilegal a instalação de pneus com idade igual ou superior a 10 anos nos eixos dianteiros de camiões, autocarros e em todas as rodas de carrinhas de transportes de passageiros (minibuses).

Da mesma forma que não conduziria um carro com travões ineficazes, garantir que os pneus estejam em devidas condições para o efeito é crucial para tornar cada viagem mais segura.

A data de fabrico é apresentada

“Tomar esta decisão dará aos motoristas de todos os países que circulem no Reino Unido, a confiança de que os seus camiões, autocarros e carrinhas estão em reais condições de segurança para o seu uso”, disse a ministra das estradas, Baroness Vere. “Esta mudança não é mais do que o resultado de anos de campanha, principalmente de Frances Molloy, a quem agradeço e presto homenagem”, concluiu.

Recorde-se que Michael, filho de Frances Molloy, morreu num acidente de autocarro em 2012, quando o veículo tinha um pneu de 19 anos montado no eixo dianteiro. Desde o acidente, a Sra. Molloy iníciou uma campanha para forçar a alteração da lei, agora conseguida.

Motoristas, proprietários e operadores são responsáveis ​​pela segurança dos seus veículos. Agora, isso também inclui garantir que os pneus atendam aos novos requisitos. O governo britânico pediu já à DVSA para continuar a verificar a idade dos pneus como parte das suas actividades rotineiras de fiscalização na estrada e somando uma avaliação adicional ao esquema de teste anual (teste MOT em vigor no Reino Unido).

Leia o nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI


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