Continental fecha fábrica de Palmela em 2021

18 março 2020
3min.

Face à queda do mercado automóvel, a Continental, instalada há 25 anos em Palmela, vai encerrar a sua fábrica até ao final do próximo ano, mandando para o desemprego 370 colaboradores. A Empresa garante que trabalhadores vão receber "um pacote de compensação"...

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A multinacional alemã Continental vai encerrar a sua fábrica de Palmela até ao final do próximo ano. A decisão vai levar ao despedimento de 370 colaboradores, segundo confirmou à Eurotransporte Pedro Gaiveo, diretor-geral desta unidade de Palmela, que nos garantiu que todos estes trabalhadores vão receber “um pacote abrangente de compensação”.

“Estamos conscientes do impacto que esta decisão tem nos nossos colaboradores. O apoio às pessoas em Palmela é a nossa principal prioridade”, afirmou-nos Pedro Gaiveo, para adiantar de seguida que “vamos colaborar estreitamente com a comissão de trabalhadores para desenvolver um pacote abrangente de compensação. Este pacote vai incluir indemnização e apoio na procura de um novo emprego dentro ou fora da Continental”, explicou.

A unidade em causa que produz há 25 anos maxilas para travões dianteiros, já tinha revisto em baixa as projecções para 2020 depois de resultados de 2019 que desapontaram accionistas. Ainda assim, continuava a ter lucro, embora anunciasse uma grande reestruturação global para lidar com desafios como a mudança de preferência de consumidores na indústria automóvel, que é um dos principais clientes.

Contudo, a empresa explica que a razão desta medida prende-se com a queda do mercado global de automóveis de passageiros, uma vez que as estimativas actuais são significativamente mais baixas em comparação com as previsões de há um ano e meio e mostram que os volumes da produção automóvel continuam a cair.

Em comunicado, o director geral da unidade de negócios Sistemas Hidráulicos de Travagem da Continental, Bernhard Klumpp, refere que “a redução dos volumes cria uma capacidade excedentária e leva a uma crescente pressão num mercado cada vez mais focado na redução de custos. Estes efeitos exigem que agrupemos volumes e que usemos efeitos de escala para assegurar a nossa competitividade e para consolidar as nossas fábricas de maxilas de travão na Europa”.

Em Junho de 2019, a Continental anunciou um investimento de 100 milhões na fábrica de Famalicão que gera 65% das receitas do grupo em Portugal. O objectivo era o de ampliar instalações, a capacidade de produção em Lousado e acrescentar 100 postos de trabalho.

Em finais de Novembro último, o grupo alemão anunciou um novo investimento, desta vez no Porto, para abrir uma filial da Continental Engineering Services. O valor desse investimento não foi revelado. Esta empresa de serviços de engenharia terá até 300 engenheiros, segundo foi anunciado na altura.

No início de Março desde ano, a administração do grupo revelou prejuízos no ordem dos 1200 milhões de euros. Este resultado líquido negativo, segundo a administração, ficou a dever-se a efeitos contabilísticos, com imparidades sobre goodwill que obrigaram a corrigir 2500 milhões no exercício.


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