Circuito de Portugal 2019

17 janeiro 2019
4min.

A Valorpneu anuncia o lançamento do “Circuito de Portugal”, uma iniciativa que vai percorrer o país, entre Janeiro e Junho deste ano, em linha com a missão desta na organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados em território nacional.

Circuito de Portugal - Valorpneu
Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu
Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente
Circuito de Portugal Valorpneu

Circuito de Portugal - Valorpneu

A Valorpneu anuncia o lançamento do «Circuito de Portugal», uma iniciativa que vai percorrer o país, entre Janeiro e Junho deste ano, para realizar a visita aos detentores portugueses de pneus usados, promovendo uma acção no local, recordando as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) e reforçando o compromisso de todos os intervenientes para a sustentabilidade do sector.

Esta iniciativa da Valorpneu é uma acção única em Portugal e na Europa e está em linha com a missão desta na organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados em território nacional. Para o sucesso deste Circuito foi definido um calendário de visitas que prevê a passagem por mais de 4100 pontos distribuídos pelo território nacional.

Para Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, "o Circuito Portugal Valorpneu é uma acção inovadora projectada para nos permitir ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados no nosso país. Com esta visita queremos escutar os detentores, conhecer os seus desafios na gestão diária destes recursos e recordar algumas das regras de segurança e eficiência do SGPU. Os detentores de pneus usados são um elemento essencial do Sistema, cujo cuidado e dedicação, em sintonia com os restantes intervenientes, tem-nos permitido alcançar bons resultados que colocam Portugal acima da média europeia quer na taxa de recolha, quer na taxa de reciclagem e de recauchutagem".

O Circuito arranca em Janeiro em vários distritos em simultâneo e deve culminar em Junho, no distrito de Santarém. A acção integra 11 promotores que vão realizar cerca de 770 visitas mensais, prevendo-se o envolvimento de mais de 10.000 pessoas. Para além de um importante momento informativo, as sessões integram ainda uma acção lúdica com um inovador pneu telecomandado que surpreenderá e desafiará os participantes. A visita servirá ainda para a recolha e actualização de informação, permitindo uma perspectiva real e actual do Sistema, e que será apresentada no final do Circuito.

Recorde-se que os detentores de pneus usados são os operadores, as empresas ou as entidades (oficinas, estações de serviço, lojas especializadas, desmanteladores, grandes frotistas, autarquias, particulares, etc.), que detenham pneus usados. Estes importantes elementos do SGPU efectuam a retoma dos pneus usados e realizam a sua entrega nos Centros de Recepção ou cedem-nos aos recauchutadores.

De salientar ainda que, em Portugal, em matéria de gestão dos pneus usados e a par com outros estados europeus, vigora a Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP). Existem ainda países em mercado livre e outros nos quais a responsabilidade para a gestão deste material é directamente do Estado. Pelo contrário, na maioria dos países fora da Europa não existem sistemas de gestão organizados, pelo que a UE tem sido uma referência de estruturação para o resto do mundo.

A cerimónia de arranque aconteceu em Loures, na sede da COMETIL. Tendo as instalações deste reconhecido distribuidor de equipamentos e consumíveis para o serviço pós-venda do sector automóvel, sido o lugar escolhido para a apresentação oficial do Circuito. Foi o momento para uma visita às instalações deste detentor que é exemplo das boas práticas promovidas pelo Circuito. O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e de dirigentes de importantes entidades públicas e privadas dos sectores do ambiente e automóvel, que reafirmaram o importante papel do Sistema de Gestão de Pneus Usados para um futuro sustentável de todo o sector automóvel.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.