A Scania, apresenta o Sistema de Carregamento Megawatt (MCS) para os seus camiões, com disponibilidade comercial a partir do início de 2026.
Prometendo uma capacidade de carregamento muito mais rápida, o MCS marca um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente para o transporte de veículos pesados. Como norma internacional para camiões elétricos de carregamento rápido, o MCS é especificado para uma corrente máxima de 3000 amperes (o primeiro MCS da Scania fornecerá até 1000 amperes). Graças a esta tecnologia, um camião pode carregar de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos - integrando-se perfeitamente nos períodos de descanso ou de descanso dos condutores. Este avanço torna o transporte elétrico de mercadorias de longo curso não só prático, mas também rentável.
Com o MCS, os camiões elétricos da Scania podem ser carregados com até 750 kW, o que é cerca de duas vezes mais rápido do que a norma CCS2 atual. Este carregamento de alta capacidade requer soluções inovadoras e seguras, como conectores arrefecidos por líquido no carregador e protocolos de comunicação melhorados, garantindo operações estáveis e previsíveis.
“Na Scania, o nosso compromisso com a inovação leva-nos a desenvolver soluções de carregamento de alta capacidade para os nossos camiões, como o MCS, que lhes permite carregar até duas vezes mais rápido do que os padrões convencionais”, afirma Daniel Schulze, Diretor das Soluções Scania eTruck.
“A nossa nova tecnologia de carregamento não só assegura a eficiência operacional e a fiabilidade em longas distâncias, como também apoia o nosso objetivo de tornar o transporte sustentável uma realidade prática. Com os camiões equipados com a tecnologia MCS já disponíveis e uma infraestrutura de carregamento robusta em toda a Europa, estamos a lançar as bases para um futuro mais eficiente e amigo do ambiente no sector dos transportes pesados”
Carregamento económico, seguro e fácil de utilizar
O MCS também aborda outro ponto-chave da atual transição para a eletrificação: o custo do carregamento em termos de preços e do tempo despendido no processo, algo que a TRATON Charging Solutions, o fornecedor de serviços de eMobility dedicado dentro do GRUPO TRATON, que inclui a Scania, considera como um passo crucial.
“Na TRATON Charging Solutions, reconhecemos que o sucesso dos veículos pesados elétricos depende da disponibilidade de carregamento público rápido a um preço justo. A tecnologia MCS permite que as infraestruturas de carregamento públicas e privadas satisfaçam as exigências do carregamento de alta capacidade, garantindo que os operadores possam recarregar de forma rápida e económica. Isto é essencial para manter as operações eficientes e competitivas, apoiando simultaneamente objetivos de sustentabilidade mais amplos no setor dos transportes", afirma Petra Sundström, Diretora-Geral da TRATON Charging Solutions.
Lançamento e guia futuro
Os camiões elétricos Scania equipados com MCS estarão disponíveis para encomenda no início de 2026. Simultaneamente, estão em curso esforços consideráveis para construir uma infraestrutura de carregamento robusta em toda a Europa, com corredores MCS planeados ao longo das principais rotas de transporte a partir de 2025.
“A Scania também está a trabalhar com parceiros na iniciativa Milence para estabelecer 1700 pontos de carregamento de alto desempenho em toda a Europa até 2027. Esta infraestrutura complementa o mandato existente do regulamento relativo à infraestrutura para combustíveis alternativos e permite que os operadores mantenham elevados níveis de fiabilidade e eficiência em missões de transporte de longa distância.