Scania explora tecnologias sustentáveis

26 abril 2018
5min.

Para o fabricante sueco, a solução de transporte sustentável envolve várias áreas de investigação diferentes.

Solução de transporte sustentável Scania
Solução de transporte sustentável Scania

Solução de transporte sustentável Scania

De acordo com Nils-Gunnar Vagstedt, que lidera todo o trabalho da Scania na área da tecnologia de electrificação, "a nossa filosofia consiste em adoptar uma abordagem mais ampla quando se trata de investigar todas as tecnologias sustentáveis, em vez de colocar todos os ovos no mesmo cesto". 

Com o roteiro da electrificação, a Scania está a adoptar uma abordagem multifacetada, incluindo a investigação de diferentes tipos de tecnologias híbridas a biocombustível e veículos totalmente eléctricos. O debate público muitas vezes considera erradamente os veículos eléctricos com bateria como a única opção de veículos totalmente eléctricos, mas na investigação e desenvolvimento, o fabricante também trabalha com veículos totalmente eléctricos, movidos por células de combustível alimentadas a hidrogénio e veículos totalmente elétricos que podem ser carregados através de estradas electrificadas. Vågstedt salienta que não existe uma solução ‘única'.

Scania e a estrada electrificada

A estrada electrificada é um dos projectos mais interessantes da Scania. Desde Junho de 2016 que uma faixa de dois quilómetros da autoestrada E16, fora da cidade sueca de Gävle, está a operar no âmbito de um projecto em curso com uma parceira de infraestruturas Siemens.

Solução de transporte sustentável Scania

Nessa autoestrada, os camiões Scania estão equipados com um colector de energia por pantógrafo, que está montado na armação por detrás da cabina. Os pantógrafos estão, por sua vez, ligados a linhas aéreas que passam por cima da faixa do lado direito da estrada Os camiões podem livremente ligar-se e desligar-se das linhas aéreas quando estão em movimento e carregar as baterias nos camiões que estão equipados com um grupo motopropulsor híbrido eléctrico.

Embora os dois camiões Scania tenham funcionado com êxito na estrada, Vågstedt gostaria de vê-los a actuar em condições mais difíceis. “O inverno passado foi muito suave, mas esperamos que este inverno seja mais duro, para podermos pôr esta tecnologia verdadeiramente à prova.”

O desenvolvimento futuro da tecnologia das baterias e da infraestrutura de carregamento, como a estrada electrificada, determinará como alimentar futuros veículos pesados eletrificados e híbridos.

Suécia e a Alemanha estão a trabalhar para um futuro sustentável

O projecto da estrada eléctrica já chamou a atenção internacional e estão programadas novas demonstrações da tecnologia na Alemanha, numa extensão ainda maior.

O projecto obteve um verdadeiro selo de aprovação em 2017, quando a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro sueco Stefan Löfven se reuniram para lançar uma nova parceria de inovação entre a Suécia e a Alemanha, focada na “Inovação e na Cooperação para um Futuro Sustentável".

“Um foco importante desta cooperação será testar e desenvolver ainda mais as oportunidades oferecidas pela tecnologia da estrada electrificada, trabalho que já iniciámos em cooperação com a Siemens”, acrescenta Vågstedt.

Parcerias essenciais para o transporte sustentável

Vågstedt acredita firmemente que as parcerias são outro ingrediente-chave do processo, para dar resposta aos desafios de desenvolver um transporte verdadeiramente sustentável.

“A grande escala do desafio das soluções de transporte com baixo teor de carbono e das soluções possíveis significa que a Scania vê as parcerias como a única forma de a indústria dos transportes poder tornar-se sustentável. Não podemos trabalhar isoladamente”.

A Scania está a trabalhar com as autarquias, os meios académicos, as empresas privadas, os fornecedores de infraestruturas e os fornecedores de combustíveis e energia, num esforço para alcançar soluções viáveis de transporte sustentável.

“Do ponto de vista da Scania é importante impormos aos nossos parceiros o mesmo grau de exigência que impomos a nós próprios, quando se trata da nossa cooperação e de actividades conjuntas”, diz ainda Vågstedt.

“O trabalho deve sempre basear-se em opções sustentáveis”.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.