Grupo Primafrio incorpora 15 camiões Volvo FH Elétricos na frota

19 janeiro 2023
9min.

Estes são os primeiros 15 camiões elétricos que chegam a Espanha e serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia.

---

A eletromobilidade na logística e o transporte de mercadorias por estrada inicia uma nova era com a chegada dos primeiros tratores elétricos a Espanha. Com a adição de 15 unidades de tratores Volvo FH Electric, o Grupo Primafrio responde aos desafios ambientais e tecnológicos e às exigências do mercado de hoje com estes camiões 100% elétricos.

Concretamente, estes são os primeiros 15 tratores elétricos que chegam a Espanha que serão utilizados para recolher produtos hortícolas a temperatura controlada na região de Múrcia, que mais tarde será distribuído nos supermercados EDEKA, a principal cadeia de retalho alimentar da Alemanha. Estes veículos foram adquiridos no âmbito da linha de ajuda convocada pelo Governo da Região de Múrcia, a partir dos fundos da Próxima Geração, para a revolução verde do sector dos transportes.

É um projeto comum onde todas as partes envolvidas demonstraram o seu firme empenho em tecnologia inovadora, gestão sustentável e responsável, bem como o compromisso de uma condução eficiente com o objetivo de descarbonizar as rotas.

Por um lado, a cooperação do governo de Múrcia para promover a aquisição deste tipo de veículo, por outro, a confiança da Primafrio na Volvo, juntamente com o compromisso da EDEKA, têm sido fundamentais para tornar este projeto de eletromobilidade uma realidade.

Volvo_Primafrio_Electric_1

Da mesma forma, o ato de entrega dos novos veículos contou com a participação de José Ramón Díez de Revenga, Ministro do Desenvolvimento e Infraestruturas do Governo da Região de Múrcia, e Marina Munuera, diretora-geral da Mobilidade e Costa. Os novos camiões Volvo FH Electric serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia, conhecida como Jardim da Europa, para serem transportados para as instalações da Primafrio para a sua groupage e exportação para a Alemanha. Os transportes regionais em Múrcia serão 100% elétricos graças a estes camiões, o que contribuirá para uma redução das emissões de C02 na cadeia logística. Assim, esta incorporação favorece também o bem-estar e a segurança dos seus condutores, além de poluir menos, ser mais silencioso, melhorar as suas condições de trabalho.

A sede do Grupo Primafrio, localizada em Alhama de Múrcia, conta já com a infraestrutura de carregamento necessária para a integração de novos vetores energéticos, como veículos pesados de longa e curta distância 100% eletrificados, e conta com 10 supercarregadores (carregamento rápido) fornecidos pela empresa líder Power Electronics,  para a colocação em funcionamento destes veículos. Tudo isto tem sido possível graças à colaboração e ao impulso que tem recebido do seu cliente EDEKA com quem partilha o compromisso com um modelo logístico que garanta a qualidade de todos os produtos segundo os padrões mais exigentes e priorize os cuidados e proteção ambiental, chaves para tornar a implementação deste projeto uma realidade.

A introdução destes 15 tratores elétricos Volvo FH são as primeiras unidades a chegar a Espanha e em breve começarão a rolar. Foram incorporados como uma solução completa da Volvo, com um contrato de manutenção e reparação associado, gestão de frotas, através de uma solução completa da Volvo Financial Services especial para a transformação da eletromobilidade. Esta entrega marca um marco para a logística e o transporte de mercadorias pesadas no país vizinho e representa um avanço pioneiro para a descarbonização dos transportes.

Descarbonização do sector

O Grupo Primafrio trabalha há anos para reduzir o impacto da sua atividade no ambiente através de um programa de ação alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, tem implementado diferentes linhas de ação que visam oferecer serviços que promovam o desenvolvimento de uma economia circular, a utilização de fontes de energia mais eficientes, a descarbonização do setor logístico e dos transportes e a neutralização das emissões.

A Primafrio, atualmente posicionada entre as 6 empresas do setor da logística e transportes com a melhor classificação ESG a nível mundial, é aderente a diferentes iniciativas e projetos internacionais, como o Desenvolvimento de um sistema de propulsão de longa distância mais eficiente, ou o compromisso com a logística sustentável através da iniciativa internacional Lean & Green da AECOC.

Para zero emissões

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de camiões elétricos pesados em setembro de 2022 e a disponibilidade de camiões elétricos para transportes intermunicipais e regionais marca um marco importante para a descarbonização dos transportes rodoviários. Atualmente é o fabricante com a maior gama de camiões elétricos da indústria. O objetivo global da Volvo Trucks é que 50% de todos os novos camiões vendidos sejam elétricos até 2030.

Volvo_Primafrio_Electric_3

O modelo Volvo FH Electric, pioneiro na indústria de transportes de longa distância, alcança uma autonomia de até 300 quilómetros, destacando a sua potente e suave linha de condução.

Têm 3 motores elétricos que são combinados com a caixa de velocidades Volvo I-Shift, e oferecem três potências diferentes: contínua ao eixo de 315kw (430PH), pico até ao eixo de 490 kW (666HP) e binário instantâneo de até 2.400 Nm. Além disso, estão equipados com baterias de última geração, com um armazenamento total de energia de 540kWh.

Nova era para o sector dos transportes

Da Volvo Trucks, o CEO Giovanni Bruno, afirma que "a entrega destas 15 unidades elétricas da Volvo ao Grupo Primafrio para fornecer abastecimento aos supermercados dos seus clientes europeus marca uma era no transporte de pesados de mercadorias no nosso país e mostra que a produtividade, o desempenho e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas". Além disso, Nuria Álvarez, Electromobility Manager da marca salienta que "estamos firmemente a avançar de mãos dadas com os nossos clientes e parceiros no caminho para a descarbonização, e a implementação destes camiões 100% elétricos são o reflexo fiel dos avanços que fazemos juntos. Feliz por contribuir para fazer parte da cadeia logística zero emissões e acelerar a transição para veículos elétricos."

Por seu lado, José Esteban Conesa, Presidente do Grupo Primafrio, declara que "estamos comprometidos com a mobilidade sustentável, adaptando-nos sempre às necessidades dos nossos clientes. Desenvolvemos numerosas iniciativas para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões poluentes e de gases com efeito de estufa. É por isso que, como a Volvo é pioneira em soluções elétricas, estamos muito felizes por estarmos a adicionar os seus camiões de volta à nossa frota." Da mesma forma, a Conesa salientou que "em colaboração com a EDEKA, desenvolvemos um projeto conjunto que nos permite acrescentar valor à cadeia de abastecimento, através do compromisso com energias mais sustentáveis que reduzam as emissões das nossas operações".

José Ramón Díez de Revenga referiu que "promover a aquisição deste tipo de veículos que conhecemos é muito importante, pelo que das instituições temos de apoiar as empresas e o setor dos transportes, tão protagonistas na nossa região".

A cerimónia de entrega das novas unidades contou ainda com a presença de Magnus Kulwicke, responsável pela Sustentabilidade na EDEKA Espanha, e Eugen Dobler, chefe de Logística da EDEKA FruchtKontor, em Valência.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.