Dachser vai testar o novo Mercedes-Benz eActros

28 março 2018
3min.

A multinacional integra o grupo exclusivo de 10 empresas que irá testar o novo modelo 100% eléctrico, que se distinguirá pela performance de condução.

eActros
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A Dachser prepara-se para colocar na estrada um dos primeiros camiões 100% eléctricos. Denominado eActros, o veículo da Mercedes-Benz integra a exclusiva e amplamente procurada “frota de inovação” do fabricante alemão, que irá disponibilizar apenas 10 exemplares para empresas de topo na Europa. Os veículos de teste encontram-se disponíveis em três versões, sendo que a escolha da Dachser recaiu no modelo de 18 toneladas.

Destaque-se que o eActros utiliza a mesma estrutura do modelo convencional Actros, mas é impulsionado por dois motores eléctricos com a voltagem de 400V e uma potência de 125 kW, às quais se somam 485 Nm de torque em cada um. Estas características fazem com que, em termos de performance de condução, o eActros consiga alcançar o mesmo nível que um camião a gasóleo. O fornecimento de energia é assegurado por um total de 11 packs de bateria reforçadas com aço – que permitem uma autonomia de 200 quilómetros – e o camião oferece uma carga de eixo máxima de 11,5 toneladas métricas.

“Concebido, originalmente, como um projecto de investigação com vista a desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para as entregas em centros urbanos, o projecto City Distribution foi alvo de um impulso adicional, fruto das necessidades dos novos tempos”, refere Stefan Hohm, corporate director da Corporate Solutions, Research & Development da Dachser. “É absolutamente indispensável que as filiais da Dachser trabalhem, activamente e cada vez mais, com as grandes cidades, de modo a estabelecer soluções personalizadas para as entregas nos centros urbanos do futuro”, conclui o diretor.

Produção prevista para 2021

Apesar de a grande maioria dos componentes estar já pronta – ou quase pronta – prevê-se que o eActros entre em produção apenas em 2021. De acordo com a Mercedes-Benz, “há ainda um número de questões técnicas e, principalmente, económicas, às quais é necessário dar resposta, nomeadamente no que diz respeito, por exemplo, à duração e ao custo das baterias e, ainda, à infraestrutura necessária para a integração em frotas comerciais”.

Recorde-se que a Dachser Ibéria tem vindo a apostar na inovação e na sustentabilidade, tendo em circulação, desde o final de 2017, um veículo híbrido do modelo FUSO Canter Eco Hybrid 7C15. Também a inauguração de novas rotas para mega-camiões – que, ao permitirem aumentar a capacidade em mais de 60% dos quilos transportados, levam à optimização da rede e à diminuição da emissão de CO2 – demonstram o compromisso da multinacional em oferecer uma logística mais eficiente e, sobretudo, mais sustentável.

PR


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