DHL e Volvo Trucks iniciam cooperação rumo às emissões zero

12 maio 2022
3min.

A DHL pretende intensificar a sua transição para camiões elétricos pesados, com 44 novos camiões Volvo elétricos nas rotas da Europa.

---

A Volvo Trucks e o Deutsche Post DHL Group assinaram um acordo de cooperação para acelerar a mudança para veículos sem emissões.

A encomenda inclui 40 camiões elétricos do modelo Volvo FE e Volvo FL, a serem utilizados para entregas urbanas. Os camiões elétricos para rotas mais longas também fazem parte do acordo, tendo a DHL decidido começar a utilizar camiões Volvo para transporte regional, começando com quatro camiões Volvo FM Electric no Reino Unido.

Os primeiros camiões já foram encomendados, seis pela DHL Parcel UK e dois pela DHL Freight. Isto resultará numa poupança anual de quase 600 toneladas de CO2 e de quase 225.000 litros de gasóleo para o Grupo Deutsche Post DHL.

"Estamos empenhados em responder à crescente procura de soluções verdes e sustentáveis por parte dos clientes e alcançar o nosso objetivo de longo prazo de emissões zero até 2050. Como prestador de serviços de logística, a conversão da nossa frota de veículos é uma alavanca importante para nos ajudar a evitar emissões de CO2 também na estrada. Várias das nossas divisões beneficiarão assim deste acordo com a Volvo Trucks", explica Pablo Ciano, Vice-Presidente Executivo para o Desenvolvimento Corporativo do Deutsche Post DHL Group.

Um fator importante na decisão da DHL de aumentar a transição para veículos de emissões zero deve-se à experiência positiva que tem com a utilização de um camião Volvo elétrico em Londres desde novembro de 2020 – fazendo entregas de última milha no centro comercial West End. O veículo foi o primeiro camião pesado comercial totalmente elétrico usado para logística urbana no Reino Unido.

"A DHL é um importante fornecedor de logística global, empenhado em reduzir o seu impacto nas alterações climáticas. Juntos podemos fazer a diferença para melhor e estou orgulhoso por trabalharmos no espírito de parceria, com o objetivo de alcançar as nossas metas para reduzir o nosso impacto climático", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A cooperação envolve a adoção de novas tecnologias Volvo e atividades de desenvolvimento conjunto no domínio da eletrificação. O acordo inclui ainda a análise da Volvo Trucks das operações de transporte da DHL, com o objetivo de garantir a implementação bem-sucedida de soluções de transporte elétrico à medida.

A Volvo Trucks lidera o mercado dos camiões pesados totalmente elétricos na Europa, com uma quota de mercado de 42% em 2021. Já em 2019, a Volvo Trucks iniciou a produção em série de camiões elétricos, como uma das primeiras marcas de camiões do mundo a fazê-lo. A empresa entregou camiões elétricos a uma vasta gama de clientes na Europa, América do Norte e Austrália.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.