Alimerka aposta nos novos veículos eléctricos da Scania

30 novembro 2021
5min.

A empresa de distribuição alimentar Alimerka decidiu acrescentar à sua frota o primeiro camião 100% eléctrico da Scania. Este veículo será acompanhado nas próximas semanas por outro veículo eléctrico Scania.

---

A Alimerka tem vindo a trabalhar há várias semanas com o novo veículo eléctrico da Scania, fazendo viagens entre o seu centro logístico nas Astúrias e diferentes pontos de venda. A experiência tem sido tão satisfatória que decidiu adquirir mais unidades para fazer parte da sua frota.

Este veículo pertence à série P e tem um motor eléctrico que proporciona uma potência de 230 kW, equivalente a pouco mais de 310 hp, e 9 baterias de iões de lítio, que proporcionam uma capacidade total instalada de 300 kWh.

Durante os primeiros 4 meses de trabalho com o camião, este percorreu uma média de 180 quilómetros por dia, o que lhe permitiu realizar o mesmo trabalho de rota regular que um camião equivalente com um motor de combustão. José Manuel Fernandez Garcia, que trabalha há dois anos como motorista na Alimerka, tem estado ao volante deste veículo e declarou: "fiquei surpreendido com este camião eléctrico". É totalmente silencioso, a diferença em relação a um camião convencional é enorme. Mas é tão confortável e conduz-se tão bem como qualquer outro veículo. O carregamento é simples e rápido e enquadra-se perfeitamente no nosso plano de rotas. E saber que está a conduzir um camião com zero emissões é uma vantagem e uma fonte de orgulho.”

Scania electrico Alimerka.15

Pelayo Alonso, Gestor de Frota da Alimerka, valorizou muito as semanas de trabalho realizadas durante o mês de agosto. “Tem sido muito interessante trabalhar desta vez com o camião eléctrico da Scania nas nossas operações diárias de transporte. Queríamos testar o seu desempenho e observar como este veículo responde ao uso quotidiano. O resultado tem sido tão positivo que vamos investir na introdução de mais um outro veículo eléctrico da Scania na frota da Alimerka. É mais um passo na direcção do transporte sustentável.”

Compromisso com a electrificação

A Scania fornece diversas soluções para alcançar um transporte sem combustíveis fósseis. A electrificação é adicionada à mais vasta gama de combustíveis renováveis no mercado. Os veículos eléctricos podem realizar transportes 100% sem emissões locais e proporcionam um funcionamento silencioso.

Com uma autonomia de até 250 quilómetros, o camião eléctrico da Scania está disponível para as cabinas L e P e proporciona a oportunidade de realizar viagens de curto e médio curso 100% limpas. O seu motor eléctrico fornece uma potência contínua de 230 kW e um máximo de 295 kW, estando disponível com uma opção de cinco baterias para um total de 165 kWh, ou nove baterias de 300 kWh de capacidade total instalada.

A bateria do camião eléctrico está equipada com um sistema de carregamento padrão DC (CCS2) em corrente contínua: as cinco baterias podem ser carregadas em menos de 55 minutos e as nove baterias em menos de 100 minutos. O veículo é igualmente recarregado através da travagem regenerativa.

Scania electrico Alimerka.5

Scania Zone

Além disso, estes veículos podem ser geridos pelos seus clientes através da Scania Zone, a ferramenta que ajuda os condutores a cumprir os regulamentos rodoviários e ambientais, permitindo uma operação sustentável dos camiões e proporcionando maior segurança aos cidadãos. Graças à Scania Zone, cada transportador pode trabalhar em conformidade com determinadas considerações relativas à velocidade, ruído e emissões exigidas pelo ambiente urbano, o que significa maior sustentabilidade e segurança.

Para Pelayo Alonso, instrumentos como a Scania Zone, “são muito úteis para apoiar os condutores que estão ao volante dos veículos elétricos. Devem adaptar-se a novos tipos de veículos e, com toda a propriedade, está nas suas mãos conseguir uma condução eficiente. Todas as ajudas contam e a Scania Zone é uma muito prática. Um bom produto e instrumentos deste tipo fazem deste o veículo mais amigo do ambiente e mais rentável para o transporte urbano no centro das grandes cidades.” 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.