Há uma grande falta de pontos de carregamento eléctrico nas estradas de grande parte dos países membros da União Europeia, de acordo com os dados mais recentes publicados pela ACEA (Assiciação Europeia de Fabricantes Automóveis).
Os cinco países com menos pontos de carregamento por 100 km são a Lituânia, a Grécia, a Polónia, Letónia ea Roménia. Além destes, existem outros cinco nas mesmas condições, sendo que, à excepção da Hungria, em todos eles o parque automóvel de veículos eléctricos a circular corresponde a menos de 3% do total.
Há ainda 18 estados membros com menos de cinco carregadores por 100km de estrada, com apenas quatro a ter mais de 10 carregadores na mesma distância. Por outro lado, os países com mais sítios onde carregar veiculos eléctricos são os Países Baixos, com uma média de 47,5 pontos de carregamento por cada 100 km, seguido do Luxemburgo (34,5), a Alemanha (19,4), Portugal (14,9) e a Áustria (6,1).
O director-geral da ACEA, Eric-Mark Huitema avisa que os “consumidores não poderão fazer a transição para veículos sem emissões se não tiverem à sua disposição pontos de carregamento suficientes nas estradas onde conduzem. Por exemplo, na Grécia, Lituânia, Polónia e Roménia ainda é preciso viajar mais de 200 km para encontrar um ponto de carregamento, pelo que não é expectávele que os cidadãos adquiram carros eléctricos assim”.
Huitema acrescenta ainda que “é preciso fazer progressos massivos nas infraestreuturas europeias muito rapidamente, porque é muito grande o contraste, por exemplo entre os Países Baixos, o país com mais carregadores, e a Polónia, oito vezes maior, mas com apenas um ponto de carregamento para cada 250km.