Iniciam-se os testes da Ford E-Transit nas estradas europeias

30 agosto 2021
5min.

O E-Transit totalmente elétrico da Ford dá início aos testes com clientes das principais frotas europeias antes do lançamento em grande escala agendado para a Primavera de 2022

---

Os testes intensivos no mundo real levam o E-Transit a trabalhar com os principais operadores de serviços de correio, municipais e utilitários, bem como de distribuição porta-a-porta e entregas de produtos de mercearia. Os testes contam com uma gama completa de variantes do E-Transit de alta produtividade, incluindo conversões de chassis-cabina com caixa de carga, caixa refrigerada, plataforma basculante e carroçarias basculantes.

O furgão Ford Transit 100% elétrico está a iniciar a sua fase de testes nas estradas europeias através de ensaios com clientes selecionados entre os principais operadores de frotas, antes da abertura do período de vendas em grande escala na primavera de 2022.

O teste inicia-se com dez protótipos do E-Transit a serem postos à prova numa variedade de cenários de operação intensiva no mundo real nos setores dos correios, serviços municipais e serviços de utilidade pública, distribuição porta-a-porta e entrega de produtos domésticos na Alemanha, Noruega e Reino Unido. Entre os parceiros do ensaio estão a empresa de eliminação de resíduos AWB, Balfour Beatty, a frota municipal da cidade de Colónia, a DHL Express no Reino Unido, a DPD, os serviços postais noruegueses, a Ocado e a Recover Nordic.

A frota experimental apresenta uma gama completa de variantes do E-Transit, incluindo o furgão, a cabina dupla e derivados de chassis-cabina com peso bruto de 3,5 a 4,25 toneladas, e uma variedade de conversões de veículos especializados que refletem os complexos requisitos operacionais que os veículos Transit têm de suportar.

"Queremos demonstrar que ajudar os clientes a reduzir o seu impacto ambiental pode estar de mãos dadas com a melhoria da sua produtividade", disse Dave Petts, Responsável de mercado de furgões urbanos eletrificados, Ford Europa. "A quilometragem acumulada em ambiente real, nas mãos dos clientes, ajuda-nos a mostrar os benefícios comerciais que o E-Transit pode proporcionar, bem como a fornecer um feedback valioso sobre os padrões de utilização e os seus hábitos de carregamento, para que possamos refinar a experiência operacional.

Acreditamos firmemente no tratamento dos nossos clientes como família e este programa destaca o valor que atribuímos a essas estreitas parcerias".

Estes testes assinalam a última fase no desenvolvimento do novo E-Transit da Ford, depois de um exigente programa de testes nas instalações de testes e engenharia da Ford. Os parceiros dos ensaios irão operar os protótipos E-Transit ao longo de períodos de seis ou doze meses.

Uma variedade de conversões especializadas
O E-Transit foi cuidadosamente concebido para permitir uma conversão simplificada, utilizando os mesmos equipamentos e acessórios desenvolvidos para os modelos Transit existentes.
Uma selecção dos veículos de teste é formada por veículos convertidos – com o apoio da rede aprovada pela Ford de Conversores de Veículos Qualificados – para ajudar a demonstrar a versatilidade da plataforma do E-Transit. Entre os exemplos das conversões incluem-se:
• Carroçaria com caixa refrigerada para entrega de produtos de mercearia, alimentada por sistema ProPower Onboard de 2,3 kW
• Carroçarias basculantes para o setor da construção com feixes de luz e sensores de peso
• Plataforma basculante com gaiola para remoção de resíduos
• Carroçaria fechada para serviços de distribuição porta-a-porta com passagem para compartimento de carga e suspensão traseira pneumática
• Furgão de distribuição com prateleiras internas integradas, passagem para o compartimento de carga e banco dianteiro central

O programa de testes com clientes E-Transit segue uma bem-sucedida iniciativa anterior com o Transit Custom Plug-in Hybrid, durante a qual uma seleção de clientes urbanos percorreu mais de 240.000 km e descobriu que podiam operar em modo de zero emissões durante 75% da quilometragem efetuada quando se encontravam no centro de Londres.2 Novos testes em Colónia, na Alemanha, ajudaram a demonstrar o benefício de uma tecnologia dinâmica inovadora de geofencing, capaz de ativar automaticamente o modo EV Now, de emissões zero, em áreas com poluição atmosférica particularmente elevada para ajudar a melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas. Em 2020, a Ford alcançou o seu sexto ano consecutivo como líder nas vendas de veículos comerciais na Europa. A tendência continua em 2021, com a Ford a manter a sua posição como a marca de veículos comerciais mais vendida na região durante o primeiro semestre deste ano.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.