Aliança Global de Veículos Eléctricos

18 junho 2021
4min.

Estão reunidas 28 associações de utilizadores de veículos eléctricos (VE) no caminho para o transporte eléctrico limpo.

---

A Global Electric Vehicle Association (GEVA) é uma organização sem fins lucrativos, recolhe as melhores práticas, inspiração e informação das associações de utilizadores de VE e dos seus membros para ajudar, informar e inspirar uns aos outros, para acelerar a mobilidade eléctrica nas regiões e países e em todo o mundo. O grande objectivo é que até 2030 todos os veículos ligeiros sejam eléctricos.

Segundo a GEVA, a mudança para o transporte eléctrico é essencial para reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa, evitar alterações climáticas perigosas, melhorar a qualidade do ar local e as doenças respiratórias nas cidades do mundo inteiro. Com a rápida melhoria da tecnologia dos VE e dos novos veículos a entrar no mercado nos próximos meses, consideram ser um objectivo realista.

Uma rápida mudança para o transporte eléctrico pode ser alcançada com políticas de apoio na compra e utilização nos respectivos países. Ao trabalharem em conjunto, as associações de utilizadores de VE podem partilhar as melhores práticas e estratégias, garantindo que as vozes dos utilizadores de VE sejam ouvidas nas discussões políticas em todo o mundo.

Para além das alterações climáticas e dos benefícios para a qualidade do ar, os Veículos Eléctricos proporcionam muitos benefícios adicionais aos consumidores, incluindo a poupança e comodidade do abastecimento com eletricidade em vez dos combustíveis fósseis, a manutenção reduzida e a condução suave e eficiente proporcionada por um motor eléctrico.

Uma das primeiras actividades será a participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, que terá lugar em Glasgow, em Novembro. Em ligação com o evento, associações ligadas à GEVA estão a criar eventos nos seus próprios países e organizar um evento na Escócia para promover a Mobilidade Eléctrica como um elemento importante na abordagem às alterações climáticas.

A mudança global para Veículos Eléctricos está a aumentar globalmente, com mais de 3,24 milhões de VE vendidos em todo o mundo em 2020, contra 2,26 milhões em 2019, apesar da pandemia da COVID e da forte desaceleração económica.

“A UVE como Associação representativa dos Utilizadores de Veículos Eléctricos em Portugal aderiu desde o primeiro momento à criação de uma Aliança de Associações de Utilizadores. Queremos estar na primeira linha, não só em Portugal, como a nível mundial, na aceleração da eletrificação dos transportes e na divulgação da Mobilidade Eléctrica”. Henrique Sánchez

Global EV Drivers Alliance – GEVA, representa actualmente organizações dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Catalunha, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.