Grupo Renault e a Iberdrola assinaram um acordo de parceria

06 maio 2021
4min.

A estratégia irá promover projectos que visam a redução das emissões de CO2, no consumo de energia da Renault, na fábrica do Grupo em Cacia e em Espanha.

---

Nos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia “verde”, a longo prazo, à Renault, implementará a electrificação do calor através de processos térmicos e soluções de maior eficiência energética, analisará, localmente, projectos de energias renováveis, bem como promoverá a electrificação da mobilidade e a utilização de baterias em “segunda vida”.

Esta parceria permitirá ao Grupo Renault trabalhar no sentido de atingir o objectivo da Pegada de Carbono Zero, assumido no Plano Estratégico Renaulution, que promoverá a utilização de energia “verde” nas suas fábricas e o recurso a Big Data na gestão da sua eficiência energética, entre várias outras medidas. O acordo reforça a sua estratégia de liderança na eletrificação e demonstra que a descarbonização contribui para tornar o Grupo mais competitivo e resiliente.

O Grupo Renault, líder e pioneiro nos automóveis eléctricos, e a Iberdrola, o líder mundial nas energias renováveis, assinaram uma parceria estratégica para promover a descarbonização das fábricas da Renault, ao longo dos próximos três anos. O Grupo reforça assim o seu papel activo na estratégia de descarbonizar a indústria e a economia.

Renault Cacia

No âmbito desta parceria, a Iberdrola torna-se o fornecedor de energia renovável do fabricante, através da assinatura de um acordo a longo prazo para o fornecimento de 100% da energia consumida pelo Grupo Renault em Espanha. Também trabalharão em conjunto em iniciativas como a electrificação do calor através de processos térmicos, a análise com o recurso a Big Data (megadados) da introdução de uma maior eficiência na gestão de energia da fábrica, a implementação local de projetos de energias renováveis (painéis fotovoltaicos e geradores eólicos nas fábricas e instalações) e a reutilização de baterias provenientes de automóveis elétricos para armazenamento e uso de energia na rede de abastecimento da Renault.

Também está prevista a análise e a conceção de soluções de mobilidade e carregamento elétrico, tanto para uso interno da frota das próprias fábricas como para carregamentos associados (funcionários, outras companhias e consumidores finais). No caso desta rede de carregamento associada, estas soluções serão integradas e propostas como parte do projecto ZE READY TO CHARGE desenvolvido pelo Grupo Renault.

Renault Cacia (1)

 

 

 

 

 

 

 

Para Ignacio Galán, Chairman da Iberdrola, “este acordo demonstra bem o compromisso de ambas as empresas para com a descarbonização.

Partilhamos a mesma visão e temos os mesmos objetivos para alcançar uma economia livre de emissões. Hoje, combinamos esforços para não só reduzirmos as emissões dos automóveis ao longo do seu ciclo de vida, mas também as geradas ao longo do processo de fabrico. Esta será a primeira fábrica automóvel neutra em carbono, com um fornecimento de energias renováveis, eletrificação do aquecimento, recurso a um segundo ciclo de vida de baterias e a possibilidade de recorrer a outras tecnologias, como o hidrogénio “verde”. Com parcerias como a que agora anunciamos, a Iberdrola e a Renault estão a colocar os nossos recursos e conhecimento ao serviço de uma sociedade mais sustentável.”


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.