DB Schenker está a trabalhar com a Volta Trucks

05 maio 2021
5min.

O veículo comercial 100% eléctrico da Volta Trucks chega à última milha em Espanha com a DB Schenker.

---

A DB Schenker, empresa líder na gestão e logística da cadeia de abastecimento, e a Volta Trucks, fabricante líder de veículos comerciais totalmente eléctricos, anunciaram a chegada do primeiro veículo Volta Zero a Espanha, com o objetivo de servir as operações urbanas da empresa de logística, gerando uma última milha mais sustentável.

A DB Schenker está a trabalhar com a Volta Trucks para ser um dos primeiros operadores no mercado a integrar este tipo de veículo nas suas operações, liderando o sector em mobilidade verde graças à sua estratégia de sustentabilidade. A este respeito, Juan Carlos Moro, CEO da DB Schenker em Espanha e Portugal, explicou que "estamos orgulhosos de continuar a gerar parcerias qualitativas como a que anunciámos com a Volta Trucks. A visão de empresas como a Volta Trucks, combinada com a dos operadores globais de frotas como nós, é a resposta sustentável que o planeta exige neste momento".

"Na DB Schenker, trabalhamos para ser um líder em logística verde sob compromissos ambientais rigorosos. Isto inclui a promoção de acordos como este, que nos permitirão substituir gradualmente os dispositivos menos ecológicos da nossa frota urbana por alternativas concebidas sob premissas verdadeiramente ecológicas", concluiu Juan Carlos Moro.

Carl-Magnus Norden, Fundador e Presidente Executivo da Volta Trucks, continuou: "Na Volta Trucks, temos a missão de construir camiões eléctricos para cidades sustentáveis, descarbonizar a logística de última milha e melhorar os ambientes do centro da cidade para todos. Tenho o prazer de poder apresentar o Volta Zero, o primeiro grande veículo comercial totalmente elétrico do mundo, aos nossos clientes em Madrid, juntamente com o nosso parceiro, DB Schenker. A recepção ao veículo tem sido esmagadora. Isto mostra claramente que a procura de camiões elétricos está a acelerar, e nós estamos perfeitamente posicionados para satisfazer essa procura".

Redução de 1,2 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera

Graças ao seu design, os veículos Volta Zero são capazes de manobrar de forma óptima dentro das áreas urbanas, reduzindo as emissões e preservando a qualidade do ar. O camião, concebido para reduzir o impacto ambiental das entregas nos centros das cidades, é o primeiro veículo de 16 toneladas a ser 100% eléctrico e exclusivamente concebido para a distribuição de carga neste tipo de ambiente. Além disso, a sua transmissão eléctrica compacta permite um design que protege a segurança tanto dos peões como de outros veículos. O camião conta com uma autonomia de entre 150 e 200 quilómetros através de um sistema de propulsão totalmente eléctrico. Estima-se que o Volta Zero irá permitir reduzir cerca de 1,2 milhões de toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera até 2025.

Objectivo: alcançar a neutralidade ambiental

A DB Schenker contribui para a protecção, preservação e conservação do ambiente através da implementação de ambiciosos compromissos de sustentabilidade que tem vindo a perseguir desde há anos. Até 2030, a empresa pretende ter reduzido as suas emissões de CO2 para a atmosfera em 40%. Além disso, até 2020, graças às suas políticas, a empresa conseguiu aumentar a sua taxa de reciclagem em 60% e alcançou uma poupança de energia de 16,6% kWh/m².

Como parte do seu programa ambiental, a DB Schenker está progressivamente a substituir toda a sua frota por veículos rotulados como '0 emissões'. Um exemplo é a incorporação durante o segundo trimestre de 2020 de três veículos a gás comprimido na sua frota espanhola (dois em Valência e um em Bilbao). O operador também acelerou a digitalização dos seus serviços a este nível, criando facilidades como a entrega de mercadorias contactless.

Outras medidas internas incluem a produção de um Manual de Boas Práticas Ambientais que tem sido partilhado com todos os colaboradores da Ibéria, que estão a ser sensibilizados para valores sustentáveis através de comunicações proativas e material visual nos seus escritórios. A empresa também luta contra a desflorestação e participa na plantação regular de árvores.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.