ë-Berlingo Van chega a Portugal na segunda metade do ano

15 janeiro 2021
6min.

O comercial ligeiro da Citroën surge em duas carroçarias, anuncia uma autonomia de 275 km e tem 4,4 m3 de volume útil de carga.

---

A Citroën apresenta a versão elétrica do seu veículo comercial ligeiro com maiores índices de produtividade junto dos clientes empresariais, graças a um leque de tecnologias inéditas, soluções de modularidade e capacidade de carga útil, que se mantêm exemplares, e que surgem agora associadas às vantagens da condução eléctrica.

CL21.001.005ADependendo do perfil de condução adoptado, a bateria de iões de lítio do ë-Berlingo Van permite realizar pequenos trajectos ou mesmo viagens maiores até um máximo de 275 km2, sem a necessidade de realizar recargas.

Assumindo a cadeia de tracção da plataforma e-CMP do Groupe PSA, as duas silhuetas com que o ë-Berlingo Van é proposto garantem uma mesma capacidade de bateria, desenvolvendo um nível adequado de autonomia para as deslocações da grande maioria dos utilizadores deste segmento no seu quotidiano. A bateria está colocada sob os bancos do veículo e sob o piso de carga, pelo que não afecta o volume útil. Conta com uma garantia de 8 anos ou 160.000 km (para 70% da capacidade da bateria no final do contrato).

CL 20.037.014A

O ë-Berlingo Van é alimentado por um motor eléctrico com uma potência de 100 kW (136 cv) / 260 Nm, que pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, independentemente do modo activado. Os diferentes modos podem ser seleccionados através de um comando específico na consola:

- Normal, para 80 kW / 180 Nm: permite a melhor relação entre autonomia e dinâmica,

- Eco, para 60 kW / 190 Nm: permite optimizar o consumo de energia, reduzindo a performance dos sistemas de aquecimento e de ar condicionado, sem os desligar, ao mesmo tempo que limita o binário e a potência do motor,

- Potência, para 100 kW / 260 Nm: permite o desempenho máximo do veículo para uma maior comodidade e performance em caso de carga máxima.

CL21.001.004A

Existem três opções de carregamento, da simples tomada tradicional até aos carregadores rápidos (fastchargers), que permitem um carregamento de 80% da bateria em 30 minutos. No entanto, a simples tomada Green'up (reforçada) permite uma recarga de grande parte da bateria durante a noite, de modo a estar operacional para enfrentar um dia de trabalho.

O Berlingo Van, modelo que, há três gerações, é um dos protagonistas no segmento dos furgões, agora disponível em versão eléctrica, tem vindo a ser constantemente inovado, de modo a ir ao encontro das expectativas do mercado.

Entre outros, o modelo Berlingo Van estreou no segmento a cabine integrada, a oferta Diesel, os três bancos dianteiros, o travão de estacionamento eléctrico ou, mais recentemente, o indicador de sobrecarga da mais recente geração. É, portanto, o parceiro ideal dos clientes profissionais, tendo-se vendido mais de 1,6 milhões de exemplares desde 1996, em todo o mundo.

Este comercial ligeiro propõe dimensões compactas associadas a elevada modularidade, ergonomia, espaço interior e de arrumação e a uma capacidade de carga otimizada, tornando-se numa ferramenta de trabalho privilegiada.

O ë-Berlingo Van pode transportar duas ou três pessoas a bordo e está disponível em duas dimensões de carroçaria: M de 4,40 m e XL de 4,75 m.  Com uma altura de 1,84 m, o veículo pode aceder a todos os tipos de parques de estacionamento.

Maneável e ágil graças às suas dimensões compactas, o ë-Berlingo Van compreende um comprimento de carga alongado, graças à possibilidade de rebatimento do banco do passageiro na versão Cabine Extenso® , gerando um comprimento máximo de 3,09 m nas versões M e de 3,44 m nas XL.

Com uma largura interior útil entre as cavas de roda de 1,23 m, o ë-Berlingo Van pode transportar duas Europaletes, colocadas em sequência no compartimento de carga. O seu volume útil, inalterado em relação à versão térmica, permite 3,3 m3 (XS sem Cabine Extenso® ) e um máximo de 4,4 m3 (XL com Cabine Extenso®). A carga útil máxima de 800 kg e a capacidade de reboque máxima de 750 kg em todas as versões estão no centro das necessidades dos profissionais desta categoria.

 CL 20.037.001A

Proposta Best In Class, o ë-Berlingo Van integra um total de 18 tecnologias úteis, garantindo aos profissionais uma condução em total segurança e tranquilidade. Para facilitar a condução, o ë-Berlingo Van contempla, por exemplo, acesso e arranque em modo mãos livres, head-up display a cores (inédito no segmento), ajuda ao arranque em inclinação, assistência ao estacionamento à frente, atrás e lateral, câmara de visão traseira com Surround Rear Vision, comutação automática de máximos, travão de estacionamento eléctrico e indicador de sobrecarga (inédito no segmento). Para maior segurança, vem equipado com Safety Brake, alerta activo de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de risco de colisão, controlo de estabilidade do atrelado, Grip Control com Hill Assist Descent, reconhecimento alargado de sinais de velocidade e de recomendação e sistema de monitorização de ângulo morto.

O novo Citroën ë- Berlingo Van oferece 3 formas de conectividade para garantir a segurança e o conforto de todos. Esta oferta de serviços faz parte do programa Citroën Advanced Comfort®, com o objectivo de tornar rápido e intuitivo o acesso aos serviços conectados: Connect Assist, Connect Nav e Connect Play.

Chegará aos Concessionários no segundo semestre de 2021.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.