Renault lidera mercado de eléctricos

14 janeiro 2021
2min.

Num mercado de 2020 em forte quebra, a Renault aumentou quase 28% as vendas de automóveis eléctricos, conquistando a liderança deste mercado, com 17,5% de quota de mercado.

---

As unidades electrificadas (eléctricos e híbridos) representaram 9% das vendas da marca francesa em Portugal, que fixou uma quota global de 16%, entre veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros.

Com um total de 172.995 unidades vendidas (Passageiros + Comerciais Ligeiros), o mercado automóvel Português registou, em 2020, uma quebra de 34%. O Grupo Renault atingiu as 27.607 unidades vendidas (incluindo 6 Alpine) e obteve uma quota de mercado de 16,0%.

Com 22.704 unidades comercializadas, a Renault conquistou uma quota de mercado de 13,1% e manteve o estatuto de marca mais vendida no mercado Português, pelo 23º ano consecutivo.

O Renault Clio foi, também, pelo 8º ano consecutivo, o modelo mais vendido em Portugal, enquanto o Novo Renault Captur, comercializado precisamente em 2020, ficou no Top 5 dos modelos mais vendidos no país.

O segmento dos automóveis eléctricos esteve em contraciclo com um contexto de mercado bastante negativo. Com efeito, em 2020, as vendas de automóveis eléctricos cresceram 14%, o que confirma a crescente aceitação e o aumento da procura pela mobilidade eléctrica.  

Neste mercado particularmente dinâmico, a Renault registou um crescimento das vendas de 28% (o dobro do mercado), o que lhe valeu a liderança, com uma quota de mercado de 17,5%, correspondente a um total de 1.415 unidades vendidas (Passageiros + Comerciais Ligeiros).

Com 1.208 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 25% face a 2019, o ZOE constituiu-se, naturalmente, como o modelo mais representativo, ele que foi o segundo automóvel eléctrico mais vendido em Portugal, no ano transacto.

No mercado de comerciais ligeiros eléctricos, o Kangoo Z.E. manteve-se como a referência absoluta. Dois em cada três comerciais ligeiros eléctricos vendidos em Portugal, em 2020, (66% de quota de mercado) foram da marca Renault.

Em 2020, 6,2% dos automóveis vendidos, em Portugal, pela Renault, foram 100% eléctricos.

Ao longo de 2021 serão comercializados o Novo Renault Kangoo, o Novo Renault Express, o Renault Arkana (incluindo a motorização híbrida), enquanto a Dacia fará a entrada no mundo da mobilidade eléctrica, com a comercialização do Dacia Spring. 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.