Em 4 anos metade dos Free Now na Europa serão eléctricos

13 janeiro 2021
4min.

Para 2030 as previsões são de que toda a frota da plataforma de mobilidade já será livre de emissões.

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A Free Now compromete-se assim com a iniciativa global de metas científicas (SBTi) e com o objectivo de atingir as metas do Acordo de Paris pelo menos 10 anos antes. “Em cooperação com os fabricantes de veículos, com os fornecedores de infra-estrutura de carregamento eléctrico e com as cidades, garantiremos que cada vez mais as viagens ecológicas serão as preferidas dos consumidores, de modo a que nos afastemos o mais rápido possível das tecnologias poluentes, como os veículos a gasóleo," reforça Marc Berg , CEO da Free Now, a 1ª plataforma de mobilidade na Europa a alcançar o Plano Net-Zero (empresa neutra no que toca à emissão de carbono para a atmosfera).
 
Em Portugal, a marca está a fazer o seu caminho em prol da mobilidade sustentável, sendo que actualmente 22% das viagens são feitas na categoria Ride-Eco. A Free Now reduziu em Setembro de 2020 as tarifas aplicadas na opção Ride Eco em cerca de 8% face à tarifa normal (valor variável entre 8 e 10% dependendo da duração e distância da viagem), abrangendo a frota TVDE Free Now de carros ecológicos e com motores amigos do ambiente. A empresa baixou também a comissão dos motoristas, que passou de 15% para 13,5%, nesta opção, demonstrando a vontade de criar um modelo de negócio sustentável e equilibrado para todos os stakeholders.
 
“A Free Now em Portugal está obviamente alinhada com as metas definidas pelo Grupo e estamos a fazer o nosso caminho. Importa destacar a aposta na opção mais ecológica que fizemos no ano passado, com veículos 100% eléctricos, tornando a tarifa Ride Eco uma das mais acessíveis do mercado. É óbvio que estas alterações representam um esforço acrescido para a empresa, mas que são necessárias para mostrarmos que estamos empenhados em cumprir os nossos objectivos”, refere Sérgio Pereira, General Manager da Free Now em Portugal.
 
Este ano, a Free Now em Portugal apenas vai aceitar a entrada de novos veículos na sua frota se os mesmos forem eléctricos, ao mesmo tempo que mantém a comissão para os motoristas de carros eléctricos nos 13,5%, contra os 15% cobrados aos restantes motoristas. Actualmente, 8% da frota de TVDE em Portugal é 100% eléctrica.
 
À semelhança do que também está a ser feito noutros países da Europa, a Free Now estabeleceu em Portugal uma parceria com a EDP de modo a oferecer condições especiais aos seus motoristas no carregamento dos veículos eléctricos. A parceria vai permitir que os motoristas Free Now tenham desconto nos cartões de carregamento eléctrico nos postos da Mobi.e nos carregadores eléctricos para instalar em casa.
 
A verdade é que cada vez mais pessoas na Europa exigem opções de mobilidade que respeitem o meio ambiente, e a pandemia veio acelerar esta tendência. A Free Now já possui hoje a maior frota eléctrica em Paris e em Londres. Em Espanha, mais da metade de todos os veículos são eléctricos ou híbridos, com Madrid a liderar a tendência com 65% de todos os carros. A Free Now também constata uma procura crescente na Alemanha. Nos mercados do Reino Unido e Grécia, a Free Now alcançará uma frota totalmente eléctrica até 2025.
 
Além de concentrar todos os esforços na redução das emissões de gases de efeito estufa por passageiro/quilómetro tanto quanto possível, a Free Now irá compensar todas as emissões restantes a partir de 2020. O mix de projectos de compensação da Free Now se concentrará, entre outros, na preservação e recompilação de florestas, incluindo o plantio local de mais de 20.000 árvores em cidades europeias.
 

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